(11) 4438-8922

A Klabin planeja investir em sua capacidade expansão, impulsionada pela projeção de resultados positivos para o terceiro trimestre deste ano. A alta do preço da celulose e dos papéis para embalagens é o principal fator para a estimativa.

De acordo com a revista Exame, até o final deste ano, a empresa deseja aprovar a ampliação de sua capacidade produtiva de papel kraftliner, integrado a nova linha de celulose, que chega a 1 milhão de toneladas por ano. A Klabin é a maior produtora de papel para embalagem do País.

O Valor Econômico divulgou, no começo deste mês, que a companhia planeja investir US$ 2 bilhões em uma nova fábrica integrada de celulose e papel para embalagens no Paraná.

Os projetos de expansão ainda serão apresentados ao conselho de administração.

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) medido em julho deste ano registrou variação de 0,33%. A taxa ficou abaixo da de junho (1,26%). No mesmo período de 2017, o índice atingiu 0,24%.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), responsável pela medição, o acumulado do ano ficou em 2,94%; e o acumulado nos últimos 12 meses registrou 4,48%. Ambos os valores ficaram acima das taxas obtidas nos períodos anteriores (1,43% e 4,39%, respectivamente).

Entre os grupos que contribuíram para a variação, estão Habitação (1,54%) e Transportes (0,49%).

Para ler a íntegra do levantamento do IPCA de julho, clique aqui.

O saldo comercial da indústria gráfica brasileira teve resultado negativo em 2017, encerrando o ano com déficit de US$ 12,23 milhões. A informação faz parte da pesquisa Dados Econômicos do setor referente ao mês de julho deste ano, divulgada pela Abigraf Nacional.

No período, o valor das exportações feitas pelo segmento foi de US$ 279,1 milhões, queda de 5% em relação ao ano anterior. Já as importações subiram 13%, movimentando US$ 291,4 milhões.

Os Dados trazem, também, informações sobre a produção física industrial do setor. No comparativo entre o primeiro trimestre de 2018 e o mesmo período de 2017, as Embalagens Impressas tiveram alta de 3,5%, enquanto a indústria gráfica recuou -0,5%.

A Chambril, linha de papel offset da International Paper, anunciou a reformulação de seu portal na internet nesta semana. De acordo com a marca, a mudança tem como objetivo levar mais informação aos profissionais da indústria gráfica, além de facilitar a navegação.

Agora, o usuário terá à disposição calculadora editorial (traz simulações para lombada, projeto editorial e corte seco na página principal), glossário de termos técnicos, quadro de dobras e aproveitamento de papel, artigos técnicos, dicas de gestão e produtividade, entre outros conteúdos e ferramentas.

A Chambril possui nove produtos de papéis não revestidos com gramaturas que variam de 45 a 240g/m². O insumo pode ser utilizado em diversos acabamentos do setor gráfico, como laminação, verniz de reserva, relevo, texturas e hot stamping, garantindo 100% de produtividade. 

O novo site pode ser acessado em www.portalchambril.com.br

No dia 23 de agosto, o jornal O Estado de S. Paulo realizará, em São Bernardo do Campo, o Fórum Estadão - O Futuro do ABC, que discutirá os caminhos a serem tomados para que a região e, em especial, a cidade que sediará o evento, possam crescer economicamente. A ação conta com o apoio da Prefeitura local e da ACISBEC (Associação Comercial de São Bernardo do Campo).

O município são-bernardense foi escolhido por seu destaque na economia nacional. De acordo com os organizadores do Fórum, a cidade está entre as 20 com maior potencial consumidor e, por isto, abre espaço para se debater o fortalecimento do mercado e dos negócios locais e a visão das empresas da região.

Entre as presenças confirmadas, estão a de Adriano Pitoli, Francisco Sérgio Ruiz, Sandro Maskio e Hiroyuki Minami (Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo da cidade).

O Fórum Estadão é gratuito e as inscrições devem ser feitas por este link.

SERVIÇO

Fórum Estadão - O Futuro do ABC: Os Novos Rumos para São Bernardo
Data e Horário: 23 de agosto, das 8h30 às 12h
Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo – Rua Karan, 105, Jardim do Mar
Estacionamento disponível

A segunda edição do Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica, promovido pela ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) terá como tema "A Embalagem do Futuro". O evento será realizado no dia 23 de agosto, em São Paulo, e tem o SINGRAFS como uma das entidades apoiadoras. 

abtg congresso 2018 facebook post parceiros singrafs

Durante todo o dia, o Congresso oferecerá palestras com profissionais brasileiros e estrangeiros. Entre os especialistas confirmados, estão Aislan Baer, da Projetopack (Brasil); Aleks Zlatic, da EFI (EUA); Felipe Toledo, da Camargo Embalagens (Brasil); Prof. Gil Anderi, da USP - Universidade de São Paulo (Brasil);  Phillip Fries, da Heidelberg (Alemanha); e Rafael Godinho Aranjues, da Epson (Brasil).

Haverão debates sobre inovações tecnológicas no setor de embalagens, desafios do impacto ambiental que os produtos provocam, o uso do material como ferramenta de marketing, impressão digital como modelo de negócio e a Indústria 4.0.

As inscrições para o Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica já estão abertas e devem ser feitas no site do evento. Os valores variam entre R$ 225 (estudantes) a R$ 450. Associados ABTG têm desconto. Ressaltando que todo associado SINGRAFS é, automaticamente, associado ABTG.

Confira, neste link, a matéria sobre a primeira edição do Congresso, que falou sobre transformação, inovação, criatividade e tendências mundiais da indústria gráfica.

SERVIÇO

Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica - A Embalagem do Futuro
Data e horário: 23 de agosto, das 8h30 às 17h40
Local: Milenium Centro de Convenções - Auditório Ipê 
          Rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana, São Paulo - SP
Mais informações: www.congressotecnologiagrafica.com

A Editora Abril anunciou, na última segunda-feira (06), o encerramento de nove títulos no Brasil. A estratégia faz parte, segundo a empresa, de seu processo de reestruturação e de reformulação de portfólio. De acordo com o Meio & Mensagem, estima-se que entre 500 a 800 pessoas, de jornalistas a colaboradores das áreas gráfica e administrativa, serão demitidas.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo repudiou a demissão em massa “de cerca de 100 jornalistas” na manhã de segunda-feira e que tomará “todas as medidas necessárias para reverter esse quadro. Leia a nota da entidade aqui

Entre as publicações que serão descontinuadas, estão as revistas Cosmopolitan, Elle, Mundo Estranho, Boa Forma, Casa CLAUDIA, Minha Casa, Veja RIO, Arquitetura & Construção e o site Bebe.com.br.

Em comunicado, a Abril informou que manterá e concentrará “seus recursos humanos e técnicos em suas marcas líderes”, que abrangem a VEJA, VEJA São Paulo, revista Exame, Quatro Rodas, CLAUDIA, Saúde, Superinteressante, Viagem & Turismo, Você S/A, Guia do Estudante, Você RH, VIP, Placar e nos sites da Capricho e MdeMulher.

No mês de julho, a direção da editora havia mudado. A Família Civita cedeu o comando à consultoria Alvarez & Marsal com o objetivo de reorganizar a gestão e os negócios. Segundo informou O Estado de S.Paulo, relatório da auditora PriceWaterhouseCoopers revelou que o grupo teve um prejuízo superior a R$ 330 milhões em 2017. Especula-se que o endividamento total estaria perto de R$ 1,3 bilhão.

Até o momento, a Abril não informou o número de funcionários que serão dispensados.

As inscrições para a primeira edição do Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler encerram no dia 24 de agosto. Ao todo, 33 produtos de 11 segmentos serão laureados nas categorias Melhor Impressão, Melhor Acabamento e Melhor Design e Inovação. 

O regulamento foi amplamente discutido e elaborado em conjunto pela diretoria da Abigraf-SP, realizadora da premiação, e pela ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), entidade parceira na organização do evento.

O nome da condecoração homenageia Luiz Metzler, reconhecido como o “maior relações públicas” da indústria gráfica nacional. Entre os feitos de Metzler, estavam o de incentivar empresários brasileiros a participar da drupa, a maior feira internacional do setor, realizada na Alemanha, e o de se preocupar e trabalhar em prol da capacitação profissional de jovens carentes.

SERVIÇO

1º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler
Data: 20 de setembro de 2018
Regulamento e inscrições: www.premiopaulista.com.br

São Paulo receberá, neste fim de semana, dois grandes eventos. A 25ª Bienal Internacional do Livro começa nesta sexta-feira (03) e vai até 12 de agosto, e a Escolar Office Brasil iniciará no domingo (05). 

Os ingressos para a Bienal já estão à venda e variam de R$ 10 (meia entrada) a R$ 300 (caravanas para todos os dias do evento. Editoras, livrarias e distribuidoras estarão no Pavilhão do Anhembi mostrando lançamentos literários. Além disso, autores e influenciadores digitais marcarão presença para encontros e sessões de autógrafos.

A Escolar Office Brasil é uma das principais feiras de marcas de materiais escolares. Ela será realizada na Expo Center Norte até 08 de agosto. Durante o evento, os participantes terão acesso a Rodada de Negócios, Painel e-commerce, Escolar Experience, ao 5º Seminário de Educação e ao Café da Manhã com Ricardo Amorim, economista e um dos apresentadores do programa Manhattan Connection, da GloboNews.

SERVIÇO

25ª Bienal Internacional do Livro
Datas e horários: de 03 a 12 de agosto; de segunda a sexta, das 9h às 22h; sábado e domingo, das 10h às 22h
Local: Pavilhão do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo - SP
Informações: www.bienaldolivrosp.com.br

Escolar Office Brasil
Datas e horários: de 05 a 08 de agosto; de domingo a terça, das 11h às 20h; quarta, das 11h às 18h
Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333, Vl. Guilherme, São Paulo - SP
Credenciamento no local
Traslado gratuito na estação Portuguesa-Tietê (Linha Azul do Metrô)
Informações: www.escolarofficebrasil.com.br

O Sebrae realizará, de agosto a outubro, o Curso Completo de Marketing no Escritório Regional Grande ABC. Serão quatro encontros, com 16 horas de aula e consultoria na empresa e na entidade.

O participante será apresentado a ferramentas para aumento de competitividade, maior divulgação dos produtos e serviços, melhoria da imagem do negócio, na qualidade do atendimento ao cliente e no planejamento e gerenciamento das vendas. Ao final, todos receberão certificado de conclusão.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo e-mail (A/C Caio Ito) ou pelo telefone (11) 4433-4271. As vagas são limitadas a 15 empresas.

SERVIÇO 

Curso Completo de Marketing
Datas e horário: 31 de agosto; 6 de setembro; 28 de setembro; 19 de outubro, das 9h às 13h
Local: Sebrae – Rua Coronel Fernando Preste s, 47, Centro, Santo André – SP
Investimento: 10x de R$ 120 (cartão de crédito)