(11) 4438-8922

Mês passado, o Governo Federal instituiu, oficialmente, uma nova campanha nacional de saúde. O Dezembro Vermelho tem como objetivo informar e alertar a população sobre a prevenção ao HIV/ Aids e às doenças sexualmente transmissíveis. 

HIV é a sigla em inglês do nome do vírus da imunodeficiência humana. É ele que causa a aids, doença que ataca o sistema imunológico. Porém, ser portador do HIV - ou soropositivo - não significa ter aids. Muitos deles não desenvolvem a doença nem apresentam sintomas da mesma, mas podem transmiti-la.

As formas de transmissão do HIV são:

  • Sexo vaginal e/ou anal e/ou oral sem uso de preservativo;

  • Uso de seringa por mais de uma pessoa;

  • Transfusão de sangue contaminado;

  • Uso de instrumentos perfurantes ou cortantes que não foram esterilizados;

  • Contágio de mãe infectada para filho durante a gravidez, no parto ou durante a amamentação.

Mesmo com bastante informação e distribuição gratuita de camisinha masculina e feminina nos postos de saúde, os índices de pessoas diagnosticadas com HIV continua crescendo, inclusive entre idosos.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo revelaram que o número de pessoas com mais de 60 anos infectadas pelo vírus subiu de 3,3 para 5,3 para cada 100 mil habitantes, entre os anos de 2007 e 2015 – alta de 60,6%. No Brasil, entre 2014 e 2015, os casos subiram 29,4%. De acordo com reportagem do UOL sobre o tema, um dos motivos para este crescimento de novos casos entre idosos, e que foram apontados por especialistas, é a falta de hábito de se falar sobre sexo.

Já entre os jovens, os números também não diminuíram com o tempo. Em junho de 2016, o País registrou 136.945 casos de infecção pelo HIV, sendo que 52,3% deles foram entre pessoas de 20 a 34 anos. Segundo a Agência Brasil, especialistas dizem que a falsa noção de que, atualmente, há um menor risco de morte em decorrência da aids, pode trazer má informação e fazer com que os jovens não se preocupem em se proteger durante o sexo.

Outras doenças sexualmente transmissíveis que, infelizmente, tem crescido no Brasil são a sífilis e hepatites virais – em especial, na faixa etária de 20 a 39 anos.

A orientação é aliar o uso de preservativo durante as relações sexuais e a realização regular de exames preventivos. Lembrando que, mesmo com tratamento, a aids ainda não tem cura.

Para saber mais sobre o HIV e aids, acesse a página da UNAIDS e veja o relatório com as estatísticas da epidemia no Brasil e no mundo.

Fontes: Agência Brasil, Ministério da Saúde – Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais -, Secretaria de Estado da Saúde, UNAIDS.

Duas cidades do Grande ABC comemoram aniversários nesta sexta-feira (08). Mauá e Diadema completaram 63 e 58 anos, respectivamente, de suas emancipações político-administrativas.

Atualmente, Mauá concedeu aos seus moradores idosos, deficientes e portadores de doenças crônicas passe livre nos ônibus municipais, sem limite de número de viagens por dia. A iniciativa, que beneficia cerca de 20 mil pessoas, entrou em vigor em novembro.

Já Diadema se orgulha de ser a primeira cidade paulista a gerar 100% de seus processos administrativos em meios eletrônicos. Em outubro, a Prefeitura lançou uma plataforma digital sustentável que permite agilidade dos procedimentos, reduzindo a burocracia. O sistema faz parte do Programa Diadema Digital e será implementado em todas as secretarias até o final do ano.

Para ficar por dentro da programação de aniversário dos municípios, acesse os sites das Prefeituras de Diadema e Mauá

Nesta quinta-feira (07), Mongaguá completa 58 anos de sua emancipação político-administrativa. Entre os eventos programados para celebrar a data, estão o tradicional Baile de Gala, o Baile da Melhor Idade e shows na praça de eventos Dudu Samba.

Para ficar por dentro da programação de aniversário do município do litoral paulista, acesse o site da Prefeitura

A EFI anunciou a aquisição da Escada Systems, líder no fornecimento de sistemas de controle de máquinas de corrugados para o mercado de embalagens. Dessa forma, a empresa amplia sua linha de produtos destinados ao setor de embalagens feitas de papelão ondulado.

A Escada Systems é uma empresa de capital privado com sede no Reino Unido e com operações nos Estados Unidos. Seus produtos visam auxiliar as empresas a aumentar sua produtividade, qualidade e lucratividade.

Com a compra, a EFI - que já oferece insumos para a produção de embalagens de papelão ondulado -  espera agregar o know how tecnológico da Escada para ampliar o valor de seu software Corrugated Packaging Productivity Suite, utilizado para gestão de negócios e produção. A marca quer agregar recursos de controle e rastreabilidade no processo de fabricação dos materiais. 

No dia 14 de dezembro, a revista PUBLISH realizará a 11ª edição do PUBLISH! Top Graphic Awards. O evento celebra os 26 anos da publicação, especializada no mercado de artes gráficas, e homenageia os melhores fornecedores de serviços do setor.

Neste ano, a premiação incluiu uma nova categoria, “Inovação”, para laurear produtos inovadores para o mercado de comunicação.

Na segunda quinzena de novembro, os 10 primeiros colocados nas categorias “Gráficas Tradicionais”, “Gráficas Digitais” e “Inovação” foram anunciados. Após a divulgação dos nomes, foi aberta votação pública para a escolha dos Top 3 de cada item.

A cerimônia de entrega dos prêmios será feita em um jantar de gala, com a presença de grandes personalidades do setor gráfico brasileiro.

A melhor forma de se evitar a dengue, a febre Chikungunya e o Zika vírus, é combater os focos de acúmulo de água, ideais para a procriação do mosquito transmissor das doenças, o Aedes aegypti. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas na gráfica e em casa:

  • Faça cartazes explicativos na empresa mostrando como fazer a prevenção ao mosquito transmissor;
  • Procure saber o número do Disque Dengue da sua cidade e informe nos cartazes explicativos;
  • Adote medidas para estimular os funcionários a procurar possíveis focos da dengue em seu ambiente de trabalho;
  • Se puder, realize palestras de sensibilização;
  • Mantenha a caixa d´água, tonéis e barris d´água sempre fechados com tampa adequada;
  • Remova folhas, galhos e tudo que impeça a água de correr pelas calhas;
  • Não deixe água acumulada sobre lajes;
  • Lave semanalmente tanques utilizados para armazenar água com escovas e sabão;
  • Preencha com areia as bordas de pratos dos vasos de planta;
  • Garrafas devem ser guardadas sempre de cabeça para baixo;
  • Coloque lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada;
  • Não jogue lixo em terrenos baldios;
  • Ralos limpos com aplicação de tela evitam surgimento de criadouros;
  • Vasos sanitários fora de uso ou usados eventualmente devem ser mantidos fechados;
  • Cuidado ao colocar lonas para cobrir objetos, pois elas podem acumular água;
  • Cuidado com objetos que, ao serem descartados de maneira inadequada, juntam água e servem de criadouros do mosquito;
  • Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que impedirá a reprodução do mosquito. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode se manter "vivo" por mais de um ano sem água;
  • Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente acredita, não ajudam de maneira efetiva combate à dengue, pois têm efeito indeterminado e temporário;
  • Tomar vitamina do complexo B pode afastar o mosquito, mais isso não dura muito e também varia de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum;
  • Facilite o acesso dos Agentes de Saúde ao imóvel.

Os sintomas da dengue são: febre, coceira, dores de cabeça, atrás dos olhos, no corpo e nas juntas; e manchas vermelhas pelo corpo. Apresentando quaisquer desses sintomas, procure imediatamente atendimento médico.

Se souber de locais que possam ter focos do Aedes aegypti, denuncie ao Disque Dengue da sua cidade ou à Secretaria de Saúde. 

(Com informações do Ministério da Saúde e Site da Dengue.)

Departamento de Suporte Técnico e Meio Ambiente ASSINGRAFS-SINGRAFS

O SINGRAFS, em colaboração com o Rotary de Ilhabela (SP), está lançando uma campanha de doação de livros.

Nosso colega Odair Paulino, ex-presidente da ASSINGRAFS e atual membro do Rotary de Ilhabela, arrecada livros já há algum tempo, sempre contando com a solidariedade de amigos e empresários do ramo gráfico. O SINGRAFS, então, decidiu apoiar esta bela iniciativa.

Todas as doações terão como destino duas bibliotecas mantidas pelo Rotary. Para isso, contamos com a sua ajuda.

Basta entregar livros usados, em bom estado, aqui na sede do Sindicato - Rua Gonçalo Fernandes, 153, 10º andar, Jardim Bela Vista, Santo André (SP) -, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

A doação não tem prazo para acabar. E qualquer quantidade será muito bem-vinda.

Podemos contar com você?

A Informa Exhibitions, responsável pela organização e promoção da Serigrafia SIGN FutureTextil, está oferecendo ao seu público-alvo conteúdos voltados para auxiliar empresas a serem mais competitivas. O destaque é a disponibilização de um guia com 10 estratégias de negociação de preços com fornecedores.

Para acessar as dicas na íntegra, basta clicar aqui e preencher um breve formulário. 

O link para o material e para outros textos sobre gestão foram enviados por meio de newsletter. É uma maneira de a organizadora do evento estreitar laços com os visitantes - antigos e potenciais - e de "colocar em prática ações que ajudam uma empresa de comunicação visual a manter-se competitiva no mercado".

A Serigrafia SIGN FutureTextil é uma das principais exposições do setor de comunicação visual, serigrafia e impressão têxtil do Brasil e da América Latina. A próxima edição será realizada entre os dias 25 a 28 de julho de 2018, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Em 2016, o portal ASSINGRAFS-SINGRAFS fez a cobertura da feira, que reúne grandes marcas, lançamentos e tendências. Clique aqui para ler as matérias publicadas. 

Pedimos aos empresários e empresárias gráficos do Grande ABC e Baixada Santista, associados ou não ao SINGRAFS, para manter seus dados sempre atualizados.

Caso tenham mudado de endereço ou telefone ou e-mail para contato direto com o setor responsável (gerência, recursos humanos, financeiro), enviem os novos contatos para .

Além da correspondência, enviamos muitas informações por e-mail. Por isso, não deixem de checar suas caixas de entrada e SPAM.

No último domingo (26), a ASSINGRAFS, com apoio do SINGRAFS, realizou a sua 24ª Festa de Confraternização, com a presença de associados, amigos e familiares. Este ano, o tema do evento foi "Direitos e Deveres - Vamos equilibrar esta balança", em alusão à campanha de conscientização que as entidades promoverão no Grande ABC e Baixada Santista.

Durante a festa, houve o recolhimento de doações para o G.A.A.V.I. - Grupo de Apoio Amor à Vida -, como parte da Campanha de Solidariedade.

Além disso, as empresas gráficas que completaram 45, 25, 20, 15 e 5 anos em 2017 foram homenageadas pelo presidente da ASSINGRAFS, António José Simões Vieira Gameiro - o Tonzé - e pelos diretores com a entrega de placas comemorativas.

Em breve, disponibilizaremos na nossa Galeria de Fotos as imagens desta tarde.