(11) 4438-8922

Em São Paulo, a taxa de desocupação recuou 0,8% no terceiro trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores, totalizando 12%. O índice de pessoas desocupadas no Estado caiu -1,1% na comparação com o mesmo período de 2018 (13,1%). Os dados integram a PNAD Contínua Trimestral e foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça (19).

A taxa de desocupação do Brasil, por sua vez, chegou a 11,8%, redução de 0,2% em relação ao segundo trimestre do ano, quando totalizou 12%. Na comparação com o mesmo período do ano passado (11,9%), o índice manteve-se estável.

Para o IBGE, a população desocupada engloba as pessoas que não têm emprego e que procuram por uma nova colocação no mercado e as que estão disponíveis para iniciar um novo trabalho.

Outros dados apontados pela PNAD foram: porcentagem de mão de obra subutilizada no País (24%); número de desalentados, ou seja, de pessoas que desistiram de buscar trabalho (4,2%); quantidade de trabalhadores com carteira assinada (73,6%) e sem carteira assinada (26,4%) no setor privado; e população trabalhando por conta própria (26%).

De acordo com a pesquisa, 3,2 milhões de brasileiros estavam há dois anos ou mais procurando por recolocação no mercado de trabalho durante o terceiro trimestre de 2019.

Para ver a PNAD completa, clique aqui.

Em 2017, o Brasil registrou 15.391 mortes decorrentes de câncer de próstata. Em 2018, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) estimou que o País teria 68.220 novos casos da enfermidade, o segundo tipo de câncer mais comum entre homens.

Por ser uma doença que, em sua fase inicial, não apresenta sintomas, aconselha-se sempre a realização de exames regularmente.

Em sua fase mais avançada, o câncer de próstata apresenta os seguintes sintomas:

  • Dificuldade de urinar;
  • Redução do jato da urina;
  • Aumento da vontade de fazer xixi durante o dia ou à noite;
  • Presença de sangue na urina;
  • Dor nos ossos;
  • Infecção generalizada;
  • Insuficiência renal.

Um dos principais exames a serem feitos é o do toque retal, ainda visto com preconceito por alguns. Porém, ele e o exame de sangue PSA (para avaliar a dosagem do antígeno prostático específico) são fundamentais para a detecção precoce da doença, que atinge, em sua maioria (75% dos casos no Brasil), homens a partir dos 65 anos.

No site do SINGRAFS, você poderá encontrar outras informações sobre o Novembro Azul, campanha mundial iniciada em 2003, na Austrália, para conscientização sobre o câncer de próstata.

Nesta sexta-feira (15), não haverá expediente na ASSINGRAFS-SINGRAFS, em razão do feriado nacional da Proclamação da República.

Retomaremos o atendimento na segunda (18), das 8h às 18h.

Nesta semana, o Governo Federal publicou no DOU (Diário Oficial da União) a Medida Provisória nº 905, que institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo e altera a legislação trabalhista. O programa visa estimular a contratação de pessoas entre 18 e 29 anos, com salário de até R$ 1.497.

Esta contratação, limitada a 20% do total de empregados da empresa, deverá se classificar como primeiro emprego em carteira de trabalho e não pode ser vinculada a menor aprendiz, contrato de experiência, trabalho intermitente e trabalho avulso.

A MP define que as empresas com até 10 colaboradores poderão contratar dois funcionários sob o regime de Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, cujo prazo será de 24 meses.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a redução sobre a folha de pagamento das empresas que escolherem esta nova modalidade de contratação chegará a 34%.

A alíquota mensal de contribuição do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) deste trabalhador será de 2%, independente do valor da remuneração. Será possível, também, acordar individualmente por escrito realização de banco de horas, desde que a compensação ocorra dentro de seis meses.

As empresas que optarem pelo Contrato de Trabalho Verde e Amarelo ficarão isentas do pagamento das parcelas referentes à contribuição previdenciária, salário-educação e da contribuição social destinada ao Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SEST, SENAC, SENAT, SEBRAE, SENAR, SESCOOP) e ao INCRA, que incidem sobre a folha de pagamento.

A Medida Provisória autoriza, ainda, o trabalho aos domingos e feriados, sendo remunerado em dobro, exceto nos casos em que o empregador determinar outro dia para folga compensatória.

O prazo para contratação de trabalhadores nos termos do programa Verde e Amarelo vai de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2022. Empregados submetidos à legislação especial não poderão ser contratados pelos termos da modalidade.

Neste link, você pode ler mais informações sobre a MP nº 905 e as mudanças que ela propõe. O material foi produzido pela Abigraf, Abigraf-SP (parceira SINGRAFS) e Sindigraf.

Este ano, o Dia da Consciência Negra cairá em uma quarta-feira. A data, 20 de novembro, alude ao falecimento do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695.

A efeméride, para ser considerada feriado, depende de decreto assinado pelos Estados e Municípios. Por isto, o SINGRAFS realizou pesquisa nas cidades de sua base territorial para saber onde o 20 de Novembro será feriado municipal, ponto facultativo ou dia útil normal.

Apenas Mongaguá transferiu o feriado, ou seja, passou de quarta (20) para segunda-feira (18), deixando-o mais próximo com o da Proclamação da República, a ser comemorado na sexta (15).

No Guarujá e na Praia Grande, o Dia da Consciência Negra será ponto facultativo. 

Veja, abaixo, o resultado do levantamento:

20 nov 2019 ABC e Bx SantistaImagem: SINGRAFS

A Geo-Gráfica e Editora Ltda., associada SINGRAFS de Santo André, é finalista do 29º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Pini. A empresa concorre no segmento Livros de Texto com três obras (“O Diário de Nisha”, “A Pequena Sereia & O Reino das Ilusões”, “Jesus Freak”), no de Cadernos em Geral e no de Inovação Tecnológica.

Outras duas gráficas do Grande ABC estão na lista de classificados ao Prêmio Pini 2019. São elas a Ipsis Gráfica e Editora S/A (Livros Culturais e de Artes, Livros Infantis/Juvenis, Livros Ilustrados e Livros Técnicos, Revistas Periódicas de Caráter Variado sem Recursos Gráficos Especiais, Revistas Periódicas de Caráter Variado com Recursos Gráficos Especiais, Revistas Institucionais, Relatórios de Empresas, Livros de Baixas Tiragens) e a Escala 7 Editora Gráfica Ltda. (segmento Displays e Materiais de Ponto de Venda de Chão).

A relação de todos os finalistas e seus trabalhos pode ser acessada aqui.

Os vencedores serão conhecidos durante cerimônia no dia 26 de novembro, no Espaço das Américas, em São Paulo. O 29º Prêmio Pini é realizado pela ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) com apoio institucional do SINGRAFS.

Outubro encerrou com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 0,10%. No acumulado do ano, o índice ficou em 2,60%, e nos últimos 12 meses, a taxa atingiu 2,54%. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última quinta (07).

Em outubro do ano passado, o IPCA foi de 0,45%. A porcentagem registrada no mês passado foi a menor desde 1998 (0,02%). Em setembro deste ano, a variação do índice foi negativa (-0,04%).

Para saber mais, clique aqui.

A Resolução nº 596, publicada nesta quinta-feira (07) no DOU (Diário Oficial da União), determina que servidores públicos que se ausentarem do trabalho para participar de atividades sindicais deverão compensar as horas.

A participação ou não nos eventos de natureza sindical será analisada pela chefia imediata e deverá ser comprovada pelo servidor.

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

Com informações da Agência Brasil.

O grupo Oji Holdings fará um aporte de R$ 500 milhões em sua fábrica de papéis especiais, localizada em Piracicaba, interior de São Paulo. O investimento, anunciado pela companhia japonesa na última terça (05), será para ampliar a capacidade produtiva de papéis térmicos da Oji Papéis Especiais Ltda..

De acordo com a Época Negócios, a estimativa será a de aumento de mais de 80%, ou 150 mil toneladas anuais, da produção do material, utilizado no varejo e na impressão de código de barras. Há, ainda, planos de entrada em novos mercados e crescimento de exportações para a América Latina.

O anúncio feito pela Oji Holdings pode ser lido neste link (em inglês).

Neste 5 de novembro, celebra-se o Dia Nacional da Língua Portuguesa. A efeméride foi instituída pela Lei nº 11.310, de 2006, para homenagear o aniversário de Rui Barbosa de Oliveira, advogado, diplomata, escritor, jurista e orador brasileiro.

Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, Rui Barbosa também foi Ministro de Estado da Fazenda na primeira República, durante o chamado Governo Provisório de Deodoro da Fonseca (1889).

No início do século 20, representou o Brasil na Conferência de Paz em Haia, Holanda. De lá, veio sua fama de grande orador e o apelido de “Águia de Haia”.

LÍNGUA PORTUGUESA

O idioma é falado em Portugal, Brasil, Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e em Timor-Leste. Estes países integram a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Fontes: Academia Brasileira de Letras, Biblioteca Nacional, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Economia.