(11) 4438-8922

A cidade de Itanhaém comemora nesta sexta-feira (22) 484 de sua fundação. Para celebrar o aniversário de um dos municípios mais antigos do País, a Prefeitura realizará diversas atividades, entre elas show de Luan Santana na Arena da Festa do Peão, às 21h.

Outra atração será a Copa Beach Wrestling, modalidade de luta que será feita na praia com duração de três minutos. O evento acontecerá no sábado (23) e prevê a participação de 100 atletas.

Para mais informações sobre a programação de aniversário do município, clique aqui

O atendimento da ASSINGRAFS-SINGRAFSnesta sexta (22) é em esquema de plantão. Caso tenha alguma dúvida, ou queira contatar um departamento específico, envie e-mail para:

DIRETORIA: 

FINANCEIRO: 

INSCRIÇÕES - PALESTRA:

SUPORTE TÉCNICO E MEIO AMBIENTE: 

A Escola SENAI Theobaldo De Nigris anunciou o curso gratuito de “Auxiliar de Produção Gráfica”, direcionado aos jovens que querem iniciar uma carreira promissora, tornando-se um profissional qualificado e apto a entrar no mercado de trabalho.

As aulas, que fazem parte do projeto de cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI, terão duração de dois anos e serão realizadas no período da tarde, de segunda a sexta, das 13h15 às 17h15.

Depois de formado, o jovem poderá atuar em diversas áreas do fluxo de produção gráfica, desde a pré-impressão, passando pelas áreas de impressão offset, digital, flexografia e serigrafia chegando até a pós impressão. 

Para poder participar, o(a) interessado(a) deverá ter concluído o Ensino Fundamental até a data de início do curso, previsto para 25 de julho deste ano; e/ou ter nascido entre 16/06/2000 a 25/07/2002.

As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas entre 02 a 13 de maio, e a prova está marcada para o dia 05 de junho.

Mais informações: (11) 2797-6333, ou .

Pesquisa realizada pela Nielsen BookScan Brasil indicou que o volume de livros vendidos nas 12 primeiras semanas deste ano é 9,9% menor que no mesmo período de 2015. Segundo a consultoria, o fechamento do primeiro trimestre apresenta dados preocupantes para a indústria editorial.

Mesmo com a queda, o faturamento se manteve estável em -0,34%. O motivo alegado pela pesquisa foi o aumento dos preços dos livros. Para a empresa, o resultado mensurado neste primeiro semestre mostra que o mercado precisa reagir.

OUTRO LADO

Mesmo com este índice ruim, outros dados, divulgados na semana passada durante a Feira do Livro de Londres, revelaram que o Brasil é o país em que a venda de livros mais cresceu em todo o mundo. De acordo com a publicação portuguesa Observador, em 2015 registrou-se alta de 10,7%. Os dados também são da Nielsen, corroborados pela OpenBook e GfK.

Os livros infantis, juvenis e educacionais têm a maior participação no faturamento, em especial no período de “volta às aulas”. 

O Escritório do Sebrae no Grande ABC oferece o curso “Na Medida – Gestão Financeira”, composto por 20 horas de aulas em grupo e outras duas horas de consulta individual. O objetivo é desvendar “mistérios” dos funcionamentos de uma empresa, do mercado e como investir corretamente para crescer com sustentabilidade.

De acordo com a entidade, o curso apresenta uma série de atividades que abordam informações sobre como controlar o dinheiro da empresa, realização do fluxo de caixa, como estipular preço de venda, planejamento de gastos e investimento no negócio com qualidade. Além disso, o participante poderá fazer demonstrativo e análise de resultados.

Para mais informações sobre o “Na Medida – Gestão Financeira”, consulte o Sebrae-Grande ABC pelo telefone (11) 4433-4270.

Durante a última ExpoPrint Digital, a Konica Minolta apresentou sua nova geração de soluções de multifuncionais, com o novo modelo bizhub C308. Lançado no final de 2015 no Brasil junto com a bizhub PRESS C1100, o equipamento oferece avançados recursos de impressão, cópia e digitalização em um mesmo hardware.

De acordo com a empresa, é um modelo altamente flexível para atender à demanda das aplicações corporativas, gráficas rápidas, agências de publicidade, laboratórios e hospitais.

O modelo bizhub inclui tecnologia NFC padrão para conexão com Android para envio de dados para impressão de modo direto. Basta encostá-lo a um dispositivo mobile, como celular ou tablet, para que o arquivo seja transferido diretamente para a máquina e impresso.

Outros recursos são a resolução de 1200x 1200 dpi, suporte para formatos de mídia até SRA3 e tela touch screen de 9 polegadas intuitiva, que permite customização de widgets. 

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) aumentou o financiamento com crédito facilitado do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para empresas exportadoras, de R$ 4 bilhões para R$ 15 bilhões. A expectativa da pasta é reduzir custos e facilitar o acesso aos financiamentos de exportação do banco.

O pacote foi anunciado na última quinta-feira (14), e faz parte de um plano de melhorias para a linha BNDES Exim Pré-Embarque, direcionada para financiamento da produção interna de bens brasileiros para exportação.

O BNDES estipula que o aumento do crédito poderá beneficiar mais de 3,5 mil empresas de segmentos de alto valor agregado. De acordo com o banco, os financiamentos destinados à produção de bens de capital terão custo integral em TJLP (taxa de juros a longo prazo, no valor de 7,5% ao ano), e a produção de bens de consumos terá um acréscimo de até 70% da parcela de TJLP. Antes, o custo dessa linha de crédito variava entre 50% a 70%.

Micro e pequenas empresas também foram agraciadas com essa mudança na linha Exim Pré-Embarque. As taxas do chamado Custo BNDES passaram de 11,13% para 9,10%, com prazo total de até 30 meses. 

O mercado de livros eletrônicos mostra sinais de estagnação nos Estados Unidos e na Europa. Os e-readers, plataformas para leitura dos livros digitais, sofreram queda de cerca de 11% nos primeiros nove meses de 2015 em território estadunidense, de acordo com a Association of American Publishers.

A Europa Ocidental também registrou baixa nas vendas. Em 2014, o setor movimentou US$ 818,7 milhões; já em 2015, arrecadou US$ 768,7 milhões, segundo dados do Euromonitor divulgados pela Folha de S.Paulo.

Uma das justificativas dadas pela Euromonitor para a retração do mercado de livros digitais, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, é a dificuldade de negociação dos direitos de conteúdo.

Por outro lado, os bons e velhos livros impressos apresentaram considerável crescimento. No mercado brasileiro, a produção de 2015 atingiu US$ 2,14 bilhões, contra US$ 1,97 bilhões do ano anterior. Nos EUA, passou de US$ 47,72 bilhões em 2014 para US$ 48,95 bilhões no ano passado. Apenas a Europa teve queda (de US$ 51,82 em 2014 para US$ 41,07 bilhões em 2015).

No Brasil, ainda não há estimativas oficiais sobre o mercado de livros digitais. Porém, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros afirmou à Folha que as vendas eletrônicas não teriam alcançado o mesmo êxito que tiveram no exterior. Apenas em 2015, o comércio de e-readers em território brasileiro contabilizou US$ 2,4 milhões, contra US$ 2,3 no ano anterior.

Para especialistas, há espaço para o digital e o impresso. E o fato de as vendas de e-books no exterior terem estagnado indicam que o mercado atingiu um patamar de consolidação. Além disso, as disputas entre as editoras de livros digitais e a Amazon, que inaugurou sua primeira livraria física em Seattle, abriram espaço para maior competitividade entre as empresas. 

A segunda edição, a ABC Marketing Fair já tem data para este ano: 15 de abril. Desta vez, será realizada na ACISBEC, em São Bernardo do Campo, a partir das 9h. O evento trará expositores, palestras e workshops de profissionais do setor de comunicação e marketing do Grande ABC.

O objetivo é debater o mercado de comunicação da região e apresentar empresas que realizam este trabalho local a futuros compradores e clientes.

A primeira edição da feira aconteceu em Santo André, em outubro do ano passado. Em paralelo, realizou-se o 1º Congresso de Comunicação e Marketing do ABC, com a presença de empresários do setor e representantes do poder público.

Informações

ABC Marketing Fair
E-mail:
Fone: (11) 4941-1377

Entre as grandes novidades expostas pela VinilSul em seu estande na ExpoPrint Digital, destacam-se a parceria com a Ampla e a nova impressora solvente da Epson, a S40, parte da linha SureColor.

A gerente da VinilSul, Priscila Hübner, explicou que a nova parceria é vantajosa, pois os clientes encontrarão as tintas da Ampla em todas as unidades da rede, que também darão suporte aos equipamentos. “Juntamos forças. E isso será um grande diferencial para nosso trabalho esse ano. Estamos oferecendo comodidade e conveniência ao cliente. Ele já usa a tinta da Ampla e agora terá a reposição do material em um prazo menor, porque estaremos mais próximos dele”, disse Priscila.

A Ampla também estava com estande na ExpoPrint, onde lançou a linha New Targa XT, impressoras digitais com tecnologia solvente e LED UV para grandes formatos, produzidas no Brasil.

ampla

Epson

Para conseguir atender à demanda dos empresários, que cada vez mais querem comodidade, conveniência e inovação, mesmo em tempos de crise, a VinilSul ampliou ainda mais a gama de maquinários, visando desde o pequeno bureau de impressão até empresas de nível industrial.

vinildois

vinilsul

Além da S40 da Epson, a empresa mostrou a F9200, voltada para o mercado da indústria têxtil. É uma máquina mais veloz, que traz um kit de tinta com o preto mais pigmentado. O equipamento imprime pelo processo de sublimação.

A ExpoPrint Digital e a FESPA Brasil foram realizadas entre 06 a 09 de abril, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte. Os eventos apresentaram novidades para o setor de impressão digital, comunicação visual e indústria têxtil.

Fotos: Paula Franco.