(11) 4438-8922

Após Santo André, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra anunciaram que manterão as restrições do atual Plano São Paulo a partir de 17 de agosto. Assim, as atividades não essenciais continuarão operando com até 80% da capacidade máxima de ocupação, e funcionando entre 6h e 0h.

Saiba mais:
- Santo André não seguirá critérios do Plano SP após 17 de agosto
- A partir de 1º de agosto, comércio e serviços poderão funcionar até as 24h

Em nota publicada nesta quinta-feira (12), o Consórcio Intermunicipal Grande ABC informou que os prefeitos dessas cidades deliberaram pela manutenção das regras com o objetivo de conter o avanço da variante Delta do novo coronavírus (COVID-19), mais transmissível e em circulação no Estado de São Paulo.

O comunicado menciona, também, que as Administrações aguardam “a ampliação da cobertura de vacinação” para determinar sobre a reabertura total das atividades econômicas.

De acordo com o Consórcio, São Bernardo do Campo definirá, ainda nesta quinta, se seguirá ou não os municípios vizinhos. São Caetano do Sul analisará a resolução.

A atual Fase de Transição do Plano São Paulo tem duração de 1º a 16 de agosto. A partir do dia 17, não haverá mais limites de horário de funcionamento nem de ocupação dos estabelecimentos comerciais e de serviços para atendimentos presenciais. No entanto, o respeito aos protocolos sanitários (uso obrigatório de máscaras de proteção facial, álcool em gel para higienização das mãos e distanciamento entre as pessoas para evitar aglomerações) deverá ser seguido.

Leia, a seguir, a nota oficial:

Manutenção de restrições no Grande ABC

Em assembleia do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, os prefeitos do Grande ABC discutiram, nesta quinta-feira (12/8), a manutenção das restrições de horários e capacidade de ocupação das atividades de comércio e prestação de serviços na região.

A partir da próxima terça-feira (17/8), o Plano São Paulo, elaborado pelo Governo do Estado, permitiria o fim de todas as restrições. O objetivo das prefeituras do Grande ABC é conter o avanço da variante delta do novo coronavírus em todo o estado de São Paulo e aguardar a ampliação da cobertura da vacinação.

Santo André, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra deliberaram manter a capacidade de estabelecimentos limitada em 80% e o horário de funcionamento das 6h até 0h. São Bernardo do Campo vai definir na tarde desta quinta-feira horário de funcionamento e a capacidade de ocupação dos estabelecimentos. São Caetano do Sul vai analisar a resolução.

Também foi aprovado o envio de um ofício ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, comunicando sobre a decisão do Grande ABC de manter as restrições e sugerindo que a Capital, que faz divisa com cinco das sete cidades da região, também acompanhe a medida.

Fontes: Consórcio Intermunicipal Grande ABC, G1 SP.