(11) 4438-8922

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, fez um pronunciamento na última terça-feira (10) afirmando que a cidade não seguirá os critérios do Plano São Paulo a partir de 17 de agosto. Nesta data, o Governo do Estado retirará os limites de horário de funcionamento e de capacidade máxima para atendimento presencial de estabelecimentos comerciais e de serviços.

Serra disse, em live transmitida nas redes sociais, que manterá as restrições adotadas atualmente, ou seja, atividades não essenciais deverão atender respeitando 80% da capacidade máxima de ocupação do local e encerrar o expediente à meia-noite. “Nós não vamos dar o próximo passo do Plano São Paulo para ir para 100% de ocupação, para liberar horário e liberar outros tipos de evento. Não dá ainda para aglomerar, não dá ainda para fazer show, festa, jogo de futebol. Não é o momento ainda, gente”, declarou.

Saiba mais:
- A partir de 1º de agosto, comércio e serviços poderão funcionar até as 24h

O Governo estadual deu autonomia aos municípios para que tomem medidas mais rígidas para o controle da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

O prefeito afirmou que até o dia 30 de agosto a cidade seguirá “nesta mesma fase que está do Plano São Paulo”, e que se baseará nos indicadores e no cenário epidemiológico local para “fazer essa volta gradual”. Há, ainda, a preocupação com a variante Delta do COVID-19, mais transmissível e que já circula no País e em São Paulo.

Santo André permanece sob estado de calamidade pública em decorrência da pandemia. O Decreto nº 17.737, de 6 de agosto de 2021, prorrogou por mais 30 dias o prazo para a vigência deste período. Até esta terça, o município contabilizou 65.409 casos confirmados do novo coronavírus e 2.440 óbitos. A taxa de letalidade da doença no local é de 3,72%. 

Fontes: Facebook Paulo Serra, G1 SP, Prefeitura de Santo André.