(11) 4438-8922

Atualizado às 11h27.

Na última quarta-feira (24), o Consórcio Intermunicipal Grande ABC decretou lockdown noturno para a região. A partir deste sábado (27) até 7 de março, atividades comerciais terão que fechar às 21h, com exceção de farmácias, hospitais e unidades de pronto-atendimento. A circulação de pessoas ficará restrita das 22h até as 4h. Neste horário, o transporte público coletivo municipal não rodará.

Esta é mais uma ação para tentar conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e frear o aumento brusco no número de internações (UTI e enfermaria) de pacientes com a doença. 

É importante lembrar que o Grande ABC está inserido na fase Amarela do Plano São Paulo, que permite que comércio, shoppings, bares e restaurantes funcionem até as 22h, respeitando-se a capacidade de 40% de ocupação do estabelecimento e regras de consumação de bebida alcóolica.

A decisão veio depois que São Bernardo do Campo estipulou toque de recolher, das 22h às 5h, e que o Estado de São Paulo anunciou toque de restrição de circulação de pessoas a partir desta sexta-feira (26) até 14 de março, das 23h às 5h, e a criação de força-tarefa entre Procon, Vigilância Sanitária e Secretaria de Segurança Pública para fiscalizar a autuar estabelecimentos que realizam festas clandestinas. 

Mesmo com a decisão tomada pelo Consórcio, que representa sete municípios - Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra -, a Administração são-bernardense não alterou o Decreto nº 21.464, que estabeleceu o toque de recolher a partir de 27 de fevereiro e a suspensão da volta às aulas.

Outras cidades do interior paulista já implementaram medidas mais rigorosas para evitar deslocamento desnecessário da população. Entre elas, lockdown e retorno aos critérios da fase Vermelha do Plano São Paulo durante à noite em cidades da fase Laranja ou Amarela.

SÃO CAETANO E RIBEIRÃO PIRES NÃO SEGUIRÃO CONSÓRCIO

São Caetano do Sul optou por não seguir a decisão do Consórcio, e, sim, a do Estado. Em nota, a prefeitura informou que adotará apenas restrição de circulação de pessoas das 23h às 5h a partir de sexta, e que não implantará medidas mais rigorosas em razão de seu cenário epidemiológico e índice de ocupação de leitos de UTI e enfermaria. 

Em comunicado oficial, a prefeitura de Ribeirão Pires anunciou que não alterará o horário de circulação do transporte coletivo durante o período de lockdown noturno, e que reforçará a fiscalização de estabelecimentos para evitar aglomerações. Segundo informou o Diário do Grande ABC, o hospital de campanha da cidade já atingiu 100% da ocupação de leitos dedicados a paciente com COVID-19.

Leia, a seguir, o comunicado oficial do Consórcio Intermunicipal Grande ABC:

Lockdown noturno no Grande ABC

Com o objetivo de conter a aceleração da pandemia do novo coronavírus, os prefeitos do Grande ABC, reunidos nesta quarta-feira (24/2) em assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, deliberaram o lockdown noturno na região, com encerramento das atividades comerciais a partir das 21h, a partir do próximo sábado (27/2), com exceção de farmácias e equipamentos de saúde.

A circulação de pessoas ficará restrita das 22h até as 4h, quando será interrompido o transporte coletivo, com exceção dos equipamentos geridos pelo Governo do Estado.

A restrição será regulamentada por meio de decretos das prefeituras e vale até 7 de março, quando a situação passará por nova avaliação.

Durante a reunião, também ficou decidido que o calendário de volta às aulas será definido pelas prefeituras conforme as particularidades de cada município.