(11) 4438-8922

A partir do próximo sábado (27), São Bernardo do Campo estabelecerá Toque de Recolher das 22h às 5h. A cidade, que até esta terça (23) está na fase Amarela do Plano São Paulo, tomou a medida devido ao rápido aumento da ocupação de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) dedicados ao atendimento dos casos graves do novo coronavírus (COVID-19).

De acordo com o Decreto nº 21.464, publicado em edição especial do Notícias do Município, o Poder Executivo informou que mais de 80% dos leitos UTI/COVID estão comprometidos.

O Toque de Recolher abrangerá “todas as atividades econômicas e sociais”, incluindo circulação de transporte público coletivo. Hospitais privados e públicos, farmácias, atividade industrial e de telecomunicação não entram na regra. Limpeza pública, manutenção urbana, delivery de farmácia e medicamentos e transporte privado de passageiros poderão funcionar em caráter de excepcionalidade.

O Decreto recomenda a saída antecipada de funcionários de estabelecimentos comerciais e outras atividades que não poderão atender das 22h às 5h. As aulas presenciais foram suspensas até 14 de março. Os parques da cidade permanecerão com portões fechados.

Caso haja descumprimento do Toque de Recolher, o Departamento de Vigilância Sanitária, as Secretarias de Serviços Urbanos, Obras e Planejamento Estratégico, agentes da Guarda Civil Metropolitana e das Polícias Civil e Militar poderão aplicar multas e, até mesmo, interditar imediatamente o local.

Leia a íntegra do Decreto que estabelece Toque de Recolher em São Bernardo do Campo aqui.