(11) 4438-8922

O Governo do Estado de São Paulo decretou toque de restrição de circulação de pessoas entre 23h e 5h em todo o território paulista. A medida, anunciada nesta quarta-feira (24), vigorará de 26 de fevereiro até 14 de março e foi tomada, segundo o governador João Doria, atendendo recomendação de médicos e cientistas do Centro de Contingência da COVID-19 e pelo número recorde de internações provocadas pelo novo coronavírus.

“O Estado de São Paulo chegou a 6.500 pessoas internadas em leitos de UTI. É um recorde histórico desde fevereiro do ano passado, quando tivemos o primeiro caso de COVID no Brasil e, aqui, no Estado de São Paulo”, declarou Doria. “A pandemia não acabou. O vírus continua circulando”, disse.

O secretário da Saúde estadual, Jean Gorinchteyn, explicou que, caso as medidas restritivas não forem colocadas em prática, o sistema de saúde paulista sofrerá um impacto dentro de 22 dias. “Hoje, a Grande São Paulo supera as taxas de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Os casos já são superiores a dois milhões e, infelizmente, 58.528 pessoas perderam as suas vidas”, afirmou.

Os números atualizados mostram que o Estado de São Paulo concentra 2.002.640 casos confirmados do novo coronavírus, com índice de internação de 69%. A taxa de ocupação de leitos da Grande São Paulo é 69,3%.

Durante a coletiva, foi anunciada a criação de uma força-tarefa para garantir o cumprimento do toque de restrição de circulação. O grupo será integrado por agentes do Procon, Centro de Vigilância Sanitária e Secretaria de Segurança Pública, para fiscalizar e autuar estabelecimentos que descumprirem as regras. O presidente do Procon, Fernando Capez, informou que a multa para infratores (pessoa jurídica) poderá chegar a mais de 10 milhões de reais.

O governador Doria explicou que indivíduos que forem flagrados em festas clandestinas, por exemplo, não serão multados, apenas advertidos. Saiba mais neste link.

LOCKDOWN E TOQUE DE RECOLHER

Nesta quarta, a cidade de Araraquara decidiu prorrogar o período de restrição de circulação de pessoas e carros até sábado (27). O chamado lockdown, que determina, também, o fechamento de estabelecimentos que não são considerados atividades essenciais, foi estipulado após o munícipio ter atingido 100% de ocupação de leitos de UTI e enfermaria disponíveis para casos de COVID-19, além da detecção da presença da nova variante da doença no local.

Na terça (23), São Bernardo do Campo publicou decreto para toque de recolher a partir de 27 de fevereiro, das 22h às 5h, e suspensão da volta às aulas nas redes pública e privada até 14 de março. O motivo foi o crescimento expressivo das internações por COVID-19 na cidade, que já tem 87% dos leitos ocupados.

Em Campinas, a prefeitura determinou que o munícipio esteja sob as regras da fase Vermelha do Plano São Paulo, em que apenas serviços essenciais podem funcionar, das 21h às 5h, até o dia 1º de março. O crescimento da lotação dos leitos de UTI também é o motivador. A taxa de ocupação na cidade chegou a 89,53%.

A prefeitura de Dracena decretou toque de recolher durante a semana, das 20h às 6h, e lockdown aos sábados e domingos. De acordo com o informe oficial, a circulação de pessoas estará proibida neste período, "salvo por motivo de força maior" e devidamente comprovada. 

Fontes: Governo do Estado de São Paulo, G1 Campinas e Região, G1 São Carlos e Araraquara, O Estado de S.Paulo, Prefeitura de Dracena.