(11) 4438-8922

No dia 10 de setembro, o Circuito Andreense de Empreendedorismo oferecerá a oficina gratuita "Equipe Motivada". Esta é mais uma etapa da série de cursos realizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André e Sebrae-SP.

A oficina é voltada a empreendedores que buscam ferramentas para motivar a equipe de colaboradores, com o objetivo de melhoria de desempenho, fidelização de clientes e obtenção de metas.

As inscrições já estão abertas e vão até quinta-feira (5). Elas devem ser feitas online, preenchendo-se formulário.

SERVIÇO

Circuito Andreense de Empreendedorismo - Equipe Motivada
Data e Horário: 10 de setembro, das 9h às 13h
Local: Auditório Heleny Guariba - Teatro Municipal - Praça IV Centenário, s/n, Centro, Santo André - SP 
Inscrições: bit.ly/2019circuitoandreense15

Cerca de 11,7 milhões de brasileiros ocupam postos de trabalho sem carteira assinada no setor privado e 24,2 milhões trabalham na informalidade por conta própria. Estes são os maiores contingentes já registrados pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), desde 2012, quando foi iniciada a série histórica.

Entre as justificativas para o crescimento dos índices, estão a crise econômica e a falta de oportunidades no mercado formal. Os resultados referem-se ao trimestre encerrado em julho deste ano e foram divulgados nesta sexta-feira (30).

O índice de desemprego, no entanto, diminuiu, passando de 12,5% no trimestre encerrado em abril para 11,8% no finalizado em julho. Cerca de 12,6 milhões de brasileiros continuam procurando por trabalho, e 28,1 milhões encontram-se no grupo de mão de obra subutilizada (desocupados, pessoas que trabalharam menos de 40 horas semanais e as que estão à disposição para trabalhar e não encontram emprego por “motivos diversos”).

Para saber mais, clique aqui.

Entre os dias 3 a 5 de setembro, o SENAI São Paulo realizará na Escola Almirante Tamandaré, em São Bernardo do Campo, o Inova Indústria. O evento tem como objetivo promover inovação, empreendedorismo e criatividade, ligando a entidade a empresas, startups, empreendedores e universidades.

Durante três dias, os participantes poderão ver palestras gratuitas que abordarão mídias digitais, indústria 4.0, automação, robótica, veículos autônomos e a energia elétrica como o “ouro do século 21”.

Há a opção de se inscrever em todas ou apenas em uma das palestras no site do evento (clique aqui). A programação completa também pode ser vista online.

SERVIÇO

Inova Indústria
Datas e Horários: de 3 a 5 de setembro, a partir das 8h
Local: Escola SENAI Almirante Tamandaré – Avenida Pereira Barreto, 456, Baeta Neves, São Bernardo do Campo - SP
Informações e Inscrições: sbc.sp.senai.br | www.sympla.com.br/inova-industria--senai-almirante-tamandare__538120

De 4 a 5 de setembro, São Paulo recebe a Conferência Intercontinental de Flexografia 2019. O evento, considerado o maior encontro de profissionais flexo e conversão digital na América Latina, terá mais de 20 palestras com especialistas nacionais e internacionais e área de exposição (ConverExpo Lounge).

A sexta edição do Congresso é uma realização da ABFLEXO/FTA-Brasil (Associação Brasileira Técnica de Flexografia)e APS Eventos Corporativos. Por ser um evento que dura todo o dia, o ingresso garante acesso a estacionamento, coffee break, brunch, material de apoio e certificado.

A lista de palestrantes é extensa e inclui: Mark Cisternino e Joe Tuccitto (ambos dos EUA), da FTA USA; Sante Conselvan (Itália), da FTA Europe e da Gama International; Diego Genari e Denise Pereira (ambos brasileiros), da DuPont; Lucia Paniagua (Itália), da Oxea; Luiz Eduardo Serfaim (Brasil), da 3M; Javier Faure Albanese (Argentina), da Esko; Josimar Cuchi (Brasil), da Clicheria Blumenau; Edoardo Fonti e Giuseppe de Paola (italianos), da EcoAir; Justin Green (EUA), da Mark Andy Digital; Riccardo Conca (Itália); Jason Cagle (EUA), da Macdermid; Gustavo Virginillo (Argentina), representante da Coras Brasil e da Gama International; Camilo Ramírez (Colômbia), da Tesa; Eduard Pont (Itália), da Omet; Heysler Hey (Brasil), da Hybrid; Alessandro Baldo (Itália), da Uteco; Paulo Monteiro (Portugal), da GMG Color; José Roberto Farias de Macedo (Brasil), da Cryovac; Luiz Daniel Fossa (Brasil, da Embalagens Flexíveis Diadema – associada SINGRAFS -; Marco Imhof (Alemanha), da TKM Meyer|SoléFlex.

A programação completa de palestras pode ser vista no site do Congresso, que tem entre seus principais patrocinadores DuPont, Oxea, 3M, Esko, Soléflex Group, TKM e Uteco Group.

SERVIÇO

Conferência Internacional de Flexografia 2019
Datas: de 4 a 5 de setembro, a partir das 7h30 (recepção dos congressistas)
Local: Espaço de Eventos Comendadeira Helena Lundgren – Estrada do Campo Limpo, 5.525, Parque Esmeralda, São Paulo – SP
Informações e Inscrições: conferenciaflexografia.com.br

O navio MV Logos Hope atracou no Porto de Santos no último sábado (24). A embarcação tem a maior livraria flutuante do mundo, com mais de cinco mil livros, em inglês e em português, que custam, em média, R$ 20. As informações são do portal G1.

Além da livraria, o navio possui espaços para eventos, café e teatro. Para visitar o local, paga-se um valor de R$ 5. Pessoas com mais de 65 anos e crianças até 12 anos, com acompanhamento de um adulto, têm entrada gratuita. Outras informações podem ser encontradas online.

O Logos Hope ficará em Santos até o dia 15 de setembro. Depois, ele passará pelo Rio de Janeiro, Espírito Santo, Salvador e Belém. Cerca de 400 voluntários, de 65 países, trabalham no navio.

Atualizado em 26/08/2019, às 15h10.

A terceira edição do Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica, realizada na última quinta-feira (22), em São Paulo, disponibilizou aos participantes painéis e debates sobre o presente e o futuro da Impressão Digital. O evento é organizado pela ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e APS Eventos Corporativos.

O SINGRAFS foi uma das entidades apoiadoras. O presidente do Sindicato, António José Simões Vieira Gameiro – o Tonzé -, marcou presença, junto com Adriano José de Souza Assis, da Bartira Gráfica e Editora, associada de Diadema.

Abrindo o Congresso, Francisco Veloso Filho, conselheiro da ABTG, e o professor Manoel Manteigas, diretor técnico da ABTG, anunciaram data, tema e patrocinadores da próxima edição. Em 20 de agosto de 2020, a programação agregará debates sobre “Gestão da Tecnologia e da Inovação”, sugestão dada nas pesquisas de satisfação anteriores. As marcas parceiras serão, novamente, Fedrigoni, Agfa, Koenig & Bauer e Heidelberg. “É um sinal de prestígio e reconhecimento do evento por estas empresas”, declarou Manteigas.

citg1 citg2

Neste ano, a plateia foi ocupada por colegas gráficos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Amazonas, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal. “A ideia é criarmos uma comunicação para todos os perfis de empresa e em todos os lugares”, salientou Veloso.

E pela primeira vez, houve sorteio de brindes, como vagas em cursos ministrados pela ABTG e pela APS, assinaturas gratuitas de revistas e uso, sem custos, do programa Adobe Creative Cloud, equivalente a R$ 4 mil.

Ao longo do dia, profissionais e especialistas do setor gráfico abordaram tendências e casos de sucesso envolvendo a Impressão Digital. Saiba mais sobre as discussões:

ESTADO DA ARTE E TENDÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS TONER E INKJET

ctig pat

A diretora sênior da Keypoint Intelligence Pat McGrew traçou um panorama sobre toner e inkjet, explicando que são tecnologias complementares e que ambas estão em ascensão. As projeções para inkjet, em 2022, são de aumento de 12,3% em participação de mercado. Já toner continua a se expandir, oferecendo mais cores e substratos.

Ao falar sobre workflow, a especialista mencionou a importância de se conhecer todos os processos da empresa e de torná-los inteligentes, com o objetivo de minimizar erros e não perder dinheiro nos impressos. “Todos os pontos do fluxo de trabalho estão conectados? Os softwares de gestão das gráficas quase nunca são totalmente utilizados. Eles estão ociosos. E eles podem ser a resposta, a solução, para se reduzir gargalos no fluxo de trabalho.”

INOVANDO COM PERSONALIZAÇÃO E CUSTOMIZAÇÃO EM NOVOS NICHOS DE MERCADO

ctig4 eduardo

O fundador da Tergoprint Eduardo Oliveira mostrou ao público sua experiência em aliar arquitetura e decoração com a impressão digital. O arquiteto expôs projetos da empresa, que utiliza a linguagem gráfica para decorar ambientes internos – painéis, adesivos, estamparia personalizada de papel de parede – e externos.

Um dos casos citados foi o de um painel com a obra de um artista consagrado impressa em cerâmica. Para prolongar a qualidade da tinta na superfície, em 2003, Oliveira desenvolveu, em conjunto com a Universidade de São Carlos, uma nanotecnologia específica para este tipo de impressão.

PANORAMA DA PÓS-IMPRESSÃO DIGITAL: MERCADOS, TECNOLOGIA E DESAFIOS

ctig5 sandra

Formada pela Escola SENAI Theobaldo De Nigris e mestre pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha, Sandra Rosalen abordou o panorama da pós-impressão digital, destacando a personalização, a impressão de poucas tiragens e dados variáveis no mercado europeu, em especial.

Neste cenário, sobressaem a impressão de embalagens, rótulos e etiquetas personalizadas (para cervejas artesanais e produtos com nomes dos consumidores) e de livros de fotos - somente em 2018, nove milhões de impressos foram produzidos na Alemanha deste tipo de produto, que ainda é muito caro e tem uma variação enorme no número de páginas, por exemplo.

Por isto, Sandra enfatizou a importância de se trabalhar com uma linha de produção padronizada e automatizada, já que essas personalizações envolvem rapidez na impressão, processos de acabamento diferentes e complexos e utilização de códigos. “Perde-se 50% de produtividade ao parar 30 minutos para corrigir uma etapa na impressão digital”, explicou a especialista. “O investimento em equipamentos digitais ainda é muito alto, porém há uma redução de todos os outros custos ao longo do tempo”.

IMPRESSÃO DIGITAL INTEGRADA AO MUNDO DIGITAL

ctig6 edson

Nesta palestra, foi possível saber mais como aliar a realidade aumentada ao universo da impressão. Edson Benvenho, sócio-diretor da Midiograf e da Realidade Aumentada Brasil, trouxe exemplos práticos de como esta tecnologia se integra ao papel.

Em todos eles, a experiência levada ao cliente une a impressão personalizada (catálogo, revista, banner, totem) com a imersão em realidade aumentada ou realidade virtual via câmera de celular e um aplicativo. O diferencial, segundo Benvenho, é o de oferecer algo a mais ao cliente, uma experiência nova, uma possibilidade de se gerar um conteúdo extra e novas oportunidades de negócio para comunicação. “Nós, como gráficos, temos que levar soluções.”

GERENCIAMENTO DE CORES NA IMPRESSÃO DIGITAL

ctig7 mortara

Em uma palestra mais descontraída, Bruno Mortara, diretor técnico da ABTG, declarou que a tecnologia analógica está perdendo espaço, mas ainda tem seu nicho, sua função, e que sua relação com a impressão digital, novamente, é de complementaridade. Porém, todas as Normas Reguladoras (NRs) não abarcam o digital. “O próprio mito da fundação da impressão digital é analógico”, disse.

Desta forma, Mortara enumerou as “Boas Práticas” para a impressão digital, que envolvem fidelidade de cor (importância do gerenciamento de cores, balanço de gris adequado), níveis de qualidade da impressão (alta, boa e básica) e cuidados na pré-impressão (preparação de arquivos) para a permanência da imagem.

ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DE MERCADOS

ctig8 debate

O encerramento do Congresso contou com debate, mediado pelo professor Manteigas, entre Felipe Augusto, gerente de operações da FuturaIM Gráfica Onine; Rodrigo Abreu, da AlphaGraphics - que apresentou um vídeo com depoimento de Reinaldo Espinosa, ex-diretor da ABTG e atual franqueado da marca; e Paulo Estrella Fagundes, coordenador de marketing da Braspor.

Fotos: Paula Franco.

Nesta semana, a EFI anunciou a nomeação de Jeff Jacobson como novo diretor executivo da multinacional. Ele sucede Bill Muir, que deixa o cargo de CEO (Chief Executive Officer) por motivos pessoais.

O profissional tem experiência de três décadas no setor de imagens digitais e tecnologia industrial. Com passagens na Presstek, Xerox e Kodak, Jacobson atuou na América do Norte, Europa, Japão, China, Israel e África do Sul.

Nesta terça-feira (20), São Bernardo do Campo comemora 466 anos. O feriado municipal será marcado por apresentações musicais gratuitas e pela entrega do Piscinão do Paço.

A obra começou no mandato de Luiz Marinho sob o nome de Projeto Drenar, e abarcava não só o Paço Municipal, como as principais ruas do entorno (Jurubatuba, Faria Lima). O objetivo era o de reduzir os impactos das fortes chuvas e enchentes na região central. O atual prefeito Orlando Morando retomou a construção, rebatizando-a, e prometeu entregar o Piscinão no aniversário de São Bernardo. A inauguração será às 12h.

A data também marca o retorno de grandes shows ao Paço Municipal. A partir das 13h, diversos artistas, como César Menotti & Fabiano, Kell Smith, Lucas Lucco, Marcos & Belutti, Michel Teló e Xand Avião, se apresentarão no local. Para ajudar na locomoção, das 12h às 23h59, as linhas de ônibus municipais não terão cobrança de tarifa. Haverá, também, interdições nas vias próximas à Praça Samuel Sabatini e ao Terminal de Trólebus do Centro.

A ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) divulgou a programação do Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica. Com o tema “Impressão Digital: O Futuro é Agora”, o evento acontece em 22 de agosto, oferecendo palestras e apresentações de casos de sucesso ministradas por profissionais brasileiros e estrangeiros.

congressoabtg2019 divulgacaoImagem: ABTG e APS Eventos Corporativos/Divulgação

Veja, a seguir, quais serão os debates que o Congresso trará aos participantes:

  • Estado da Arte e Tendências das Tecnologias Toner e Inkjet;
  • Inovando com Personalização e Customização em Novos Nichos de Mercado;
  • Integração e Impressão Digital e Analógica;
  • Pós-Impressão Digital Integrada;
  • Impressão Digital Integrada ao Mundo Digital;
  • 3 Cases Sobre Estratégias Para Ampliação de Mercados.

A lista de palestrantes é composta por Pat Macgrew, diretora sênior da Keypoint Intelligence; Eduardo Oliveira, fundador da Tergoprint; Sandra Rosalen, mestre pela Universidade de Wuppertal (Alemanha) e técnica gráfica pelo SENAI Theobaldo De Nigris; Edson Benvenho, vice-presidente da Abigraf Paraná e sócio-diretor da Midiograf e da Realidade Aumentada Brasil; Paulo Estrella Fagundes, coordenador de marketing da BrasPor; Felipe Augusto, gerente de operações da FuturaIM Gráfica Online; e Rodrigo Abreu, CEO da Master Franquia Brasileira da AlphaGraphics.

As inscrições para o evento já estão abertas e devem ser feitas online. Para garantir desconto de 30%, utilize o código ASSABTG.

O SINGRAFS é uma das entidades apoiadoras do Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica.

SERVIÇO

Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica - Impressão Digital: O Futuro é Agora
Data e Horário: 22 de agosto, das 8h30 às 16h35
Local: Milenium Centro de Convenções - Rua Dr. Bacelar, 1.043, 1º andar, Vila Clementino, São Paulo – SP
Credenciamento e Informações: www.congressotecnologiagrafica.com
O evento inclui almoço e café.

A Ápice Artes Gráficas, associada SINGRAFS de São Caetano do Sul, e a Ipsis Gráfica e Editora, de Santo André, venceram a segunda edição do Prêmio Paulista de Excelência em Impressão & Design Luiz Metzler. A cerimônia de premiação foi realizada na última quinta-feira (15), no Espaço APESP, em São Paulo, pela Abigraf-SP (Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo) e pela ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica).

Outras empresas do Grande ABC - e associadas ao Sindicato - também concorreram ao Prêmio Luiz Metzler. Foram elas: Thomas Greg & Sons, Neoband Soluções Gráficas e Mácron Indústria Gráfica, todas sediadas em São Bernardo do Campo.

Em 2019, as peças gráficas inscritas foram analisadas em nove segmentos – Promocional, Editorial, Impressos de Segurança, Cadernos, Embalagens em Geral, Embalagens Flexíveis, Rótulos e Etiquetas, Comunicação Visual (Sinalização) e Impressos em Rotativa Offset -, subdivididos em 28 categorias. Os critérios avaliados foram Melhor Impressão e Acabamento e Melhor Design e Inovação.

O SINGRAFS foi, mais uma vez, apoiador institucional do Prêmio Paulista.