(11) 4438-8922

O aumento do valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Santo André foi suspenso. O anúncio foi feito na última terça-feira (30), pelo prefeito Paulo Serra. Segundo o Diário do Grande ABC, o imposto deste ano conterá, apenas, o reajuste feito de acordo com a correção da inflação.

Os valores contidos nos carnês do tributo geraram insatisfação e protestos entre os munícipes. Entre as reclamações apresentadas, estavam o valor venal cobrado acima do mercado, cobrança do imposto acima do teto estabelecido por lei e ausência de desconto de 50% para aposentados e maiores de 65 anos.

Segundo o governo municipal, a alta se deveu a atualização da PGV (Planta Genérica de Valores), que estava defasada há 15 anos. 

No dia 23 de janeiro, a Prefeitura havia divulgado a criação de um comitê, composto por representantes da Administração e sociedade civil, para revisar os valores do IPTU. Leia mais aqui.

Com a suspensão do aumento, haverá a emissão de novos carnês com vencimento em março. Quem já pagou o IPTU, total ou parcelado, terá o valor convertido em crédito tributário, que poderá ser usado para abater outros impostos.