(11) 4438-8922

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, anunciou, na última quarta-feira (26), o retorno do toque de recolher e da suspensão de circulação do transporte público coletivo na cidade, das 22h às 4h, a partir da próxima segunda-feira (31). A medida foi tomada após o Governo do Estado prorrogar a Fase de Transição do Plano São Paulo até 14 de junho, sem novas alterações.

Saiba mais:
- Governo de SP amplia Fase de Transição até 14 de junho

Esta é mais uma decisão para o enfrentamento da pandemia do novo coronavirus (COVID-19). A última atualização de casos da doença no município contabilizava 73.616 diagnósticos positivos e 2.552 óbitos. A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes graves chegou a 76%.

MUDANÇAS

As atividades comerciais autorizadas a funcionarem poderão manter o atendimento até as 21h, com tolerância de uma hora, respeitando-se o limite de 40% da capacidade de ocupação do local.

Haverá, ainda, barreiras formadas GCM (Guarda Civil Metropolitana), com apoio das Polícias Civil e Militar, e proibição de prática de esportes coletivos, em áreas públicas e privadas, e de uso de saunas e vestiários de academias e ginásios.

“Por que nós estamos antecipando [as restrições]? Para não ter que decretar o fechamento”, declarou Morando, citando o exemplo de Ribeirão Preto, que inicia a chamada Fase Emergencial Restritiva nesta quinta (27). “Pessoal, não me obriguem a ter que fazer um decreto desses. Eu não quero! Você acha que os prefeitos de Franca, Ribeirão Preto, estão fazendo isso com alegria? Não! É muito triste”, afirmou.

O decreto com as alterações para a Fase de Transição será publicado na edição desta sexta-feira (28) do Notícias do Município, o Diário Oficial de São Bernardo.

A live feita por Orlando Morando anunciando o retorno do toque de recolher pode ser vista neste link.