(11) 4438-8922

As cidades de Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra oficializaram, por meio de decretos, a limitação de horário de funcionamento de serviços e atividades essenciais durante a Fase Emergencial. Desde o último sábado (20), os estabelecimentos comerciais desses municípios também precisam encerrar o expediente às 19h.

Dessa forma, supermercados, padarias, açougues, mercearias, feiras-livres, postos de combustível, lavanderias, lojas de conveniência, pet shops, serviços de comunicação e call center, bancos, lotéricas, oficinas de veículos, lojas de autopeças, locação de veículos terão funcionamento restrito até as 19h. Após este horário, somente delivery 24h e drive-thru até as 21h estarão autorizados.

O novo horário já vigora em São Bernardo do Campo e Santo André.

A regra não vale para serviços de saúde de urgência e emergência, farmácias, laboratórios, óticas, clínicas veterinárias, serviços funerários, atividade industrial, telecomunicações e segurança.

As disposições saíram em decretos municipais datados de 19 de março de 2021:

A restrição de horário no ABC é mais uma medida para reduzir a circulação de pessoas e frear o rápido avanço da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) na região, que já enfrenta colapso do sistema de saúde. Em São Bernardo do Campo e Santo André, 10 pacientes com a doença morreram na fila do sistema CROSS (Sistema de Regulação de Vagas do Governo do Estado), à espera de transferência para leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Na semana passada, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC fez um apelo ao Governo do Estado para a decretação de lockdown nas setes cidades. Em resposta, o Governo declarou que os municípios têm autonomia para implementarem ações mais restritivas.