(11) 4438-8922

A partir do próximo sábado (6) até 19 de março, todas as cidades paulistas seguirão as regras da fase Vermelha do Plano São Paulo. A reclassificação foi anunciada nesta quarta-feira (3), após o Estado de São Paulo contabilizar 468 mortes pelo novo coronavírus (COVID-19) em um único dia, a pior marca desde o início da pandemia no Brasil, um ano atrás.

“Nós não podemos banalizar a morte”, afirmou o governador do Estado de São Paulo, João Doria. “Estamos, em São Paulo e no Brasil, à beira de um colapso na saúde. Isso exige medidas urgentes, coletivas”, declarou.

De acordo com o governador, um paciente COVID-19 foi internado a cada dois minutos no Estado em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de hospitais públicos e particulares nas últimas 24 horas. Isto correspondeu a 901 pedidos feitos para encaminhamento aos leitos disponíveis.

Veja, a seguir, a coletiva de imprensa onde as novas medidas restritivas foram anunciadas:

FASE VERMELHA

O Plano São Paulo define critérios para abertura e flexibilização da economia. É dividido em cinco fases, sendo a Vermelha a mais restritiva de todas, onde somente atividades e serviços considerados essenciais podem funcionar.

Mantêm-se, também, as recomendações do Centro de Contingência COVID-19 para que todos sigam os protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscara de proteção facial em locais públicos e em todos os ambientes compartilhados, higienização das mãos e distanciamento; além de adoção de regime de teletrabalho para diminuir fluxo de pessoas. 

Mesmo com a reclassificação, as escolas das redes pública estadual têm a orientação de continuarem abertas.

Confira abaixo o que poderá funcionar no período:

  • Área da Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas e estabelecimentos de saúde animal;
  • Alimentação: supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplementos, feiras livres - proibido consumo local;
  • Segurança: serviços de segurança pública e privada;
  • Comunicação social: meios de comunicação social executados por empresas jornalísticas e de radiodifusão;
  • Construção Civil e Indústria: sem restrições;
  • Serviços Gerais: hotéis, lavanderias, serviços de limpeza, manutenção e zeladoria, serviços bancários, lotéricas, call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos, bancas de jornais, atividades religiosas;
  • Restaurantes: permitido apenas serviços de retirada, delivery e drive thru - proibido consumo local;
  • Logística: estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega, estacionamento;
  • Abastecimento: cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis, lojas de materiais de construção;
  • Educação: escolas da rede estadual e ensino superior estão autorizadas a atenderem presencialmente.

regras fasevermelha 6março2021Imagem: Governo do Estado de São Paulo.

Clique aqui para ver o mapa atualizado do Plano São Paulo.

RESTRIÇÕES NOTURNAS

Até sexta-feira, as regiões do Grande ABC e da Baixada Santista operam pelos critérios das fases Laranja e Amarela, respectivamente.

As cidades do ABC instituíram, na semana passada, toque de recolher e lockdown noturno, algumas com interrupção do transporte público coletivo. As exceções foram São Caetano do Sul e Ribeirão Pires.

O Estado também decretou restrição de circulação de pessoas em todo o território, das 23h às 5h, até 14 de março. O objetivo é aumentar a fiscalização de estabelecimentos e inibir festas clandestinas. 

Com a reclassificação do Plano São Paulo anunciada nesta quarta, a secretária de Desenvolvimento Econômico Patricia Ellen informou que, a partir de sábado, o horário do toque de restrição será das 20h às 5h.