(11) 4438-8922

O Grande ABC e a Baixada Santista voltam à fase Amarela do Plano São Paulo. Assim como a Capital, as duas regiões integravam a Verde, com maior flexibilização das atividades econômicas e a penúltima escala para a abertura total (Azul). O recuo é em decorrência do avanço da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e, agora, abrange todo o território paulista. 

As outras áreas que retrocederam da fase Verde para a Amarela foram: Capital, Campinas, Piracicaba, Sorocaba, Taubaté e Sub-Regiões Norte, Sudoeste, Leste e Oeste da Região Metropolitana. O Grande ABC faz parte da Sub-Região Sudeste. 

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (30) pelo Governo do Estado, um dia depois do segundo turno das eleições municipais. Esta atualização do Plano São Paulo deveria ter sido feita no dia 16 de novembro, e seu adiamento foi justificado pela pane no sistema de dados do Ministério da Saúde, que impossibilitou notificações e checagem de novos casos e mortes em decorrência da pandemia.

"Quero alertar mais uma vez que, todo o nosso foco neste momento deveria ser, prioritariamente, concentrado nas vacinas, seja a vacina Coronavac do Instituto Butantã, sejam em outras vacinas. O País está exausto de isolamento, exausto das medidas de contingência. Nós reconhecemos isto. Ainda temos que mantê-las, com firmeza, com deliberação e respeito à Ciência e à Saúde. Mas compreendemos, também, que, diante de todas as circunstâncias, cabem ao Governo Federal e ao Ministério da Saúde apresentarem imediatamente à população qual é o seu programa de imunização e quais as vacinas que poderão ser utilizadas neste programa, para que governadores e prefeitos e prefeitas de todo o País possam, também, se planejar, e a própria população aumentar a sua esperança no 'novo normal' com a vacina. Ou melhor, com as vacinas", declarou o governador.

Saiba mais: Governo Adia Atualização do Plano São Paulo

Depois de semanas com índices estabilizados, São Paulo enfrenta, desde o último feriado, aumento expressivo do número de pessoas contaminadas e internadas em hospitais particulares e públicos. Este fator é determinante para o avanço, recuo ou permanência de cidades ou regiões nas fases do Plano São Paulo. Desta forma, Grande ABC e Baixada Santista voltarão a restringir os horários de atendimento e de fluxo de pessoas de estabelecimentos comerciais e de serviços.

O governador ressaltou que "a fase Amarela não fecha atividades econômicas, mas é mais restritiva". Segundo ele, até a imunização total dos brasileiro, é preciso agir com cautela. "Compreendam que a COVID-19 ainda não foi embora, o vírus ainda está presente, o vírus mata”, afirmou.

O uso de máscara de proteção facial sempre que sair de casa e higienização das mãos permanece obrigatório e faz parte dos protocolos sanitários a serem adotados por todos. E é importante lembrar: o Estado ainda está sob quarentena, prorrogada até 16 de dezembro.

A próxima classificação do Plano São Paulo será no dia 4 de janeiro. Para saber quais são os critérios adotados pelo Plano São Paulo e quais atividades são permitidas em cada fase, clique aqui

SÃO BERNARDO DO CAMPO

O município já havia se adiantado à decisão estadual na semana passada, quando atingiu 69% de sua capacidade de ocupação de leitos de UTI para atender casos de COVID-19. Por meio de decreto, que entrou em vigor na segunda, a Prefeitura decidiu voltar a restringir funcionamento e limitar fluxo de clientes em bares, restaurantes, buffets, academias, comércio no geral, shoppings, salões de beleza, estética e cabeleireiro.

Saiba mais: A partir desta 2ª (30), comércio em SBC volta a ter restrições