(11) 4438-8922

Em coletiva realizada na última segunda-feira (16), o governador João Doria informou que a atualização do Plano São Paulo será feita em 30 de novembro. O adiamento foi em razão da pane do sistema de dados do Ministério da Saúde, que impossibilitou notificações e checagem de novos casos e mortes em decorrência do novo coronavírus (COVID-19).

“Pelos indicadores disponíveis, a maioria da população do Estado, hoje, já seria promovida para a fase Verde do Plano São Paulo”, declarou Doria. “Porém, indicadores de ocupação de leitos de UTI e internações, sob responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo, cresceram nesta última semana em relação à semana anterior. O momento requer, portanto, precaução para uma análise mais completa para a proteção da população. Cautela e cuidado.”

Até a tarde de segunda, São Paulo contabilizava 1.168.640 casos confirmados da doença e 40.564 óbitos. O secretário de Saúde Jean Gorinchteyn disse que houve aumento de 18% no número de internações nas redes pública e privada do Estado. A alta foi notada depois do último feriado (Finados).

Os integrantes do governo estadual que participaram da coletiva destacaram a importância de se respeitar os protocolos sanitários, como utilizar máscara de proteção facial (que é obrigatório), higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, manter o distanciamento social e evitar aglomerações.