(11) 4438-8922

Em coletiva realizada na quarta-feira (13), o governador João Doria afirmou que salões de beleza, barbearias e academias de esportes não reabrirão até o fim da quarentena estadual, prorrogada para 31 de maio. “O Comitê da Saúde e o Secretário da Saúde do Estado de São Paulo nos indicam que ainda não temos condições sanitárias seguras para autorizar a abertura de academias, salões de beleza e barbearias neste momento”, declarou.

Na terça (12), o Decreto nº 10.344 ampliou o rol de atividades consideradas essenciais durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), cujo funcionamento deve ser normal, desde que respeitadas as orientações do Ministério da Saúde. Porém, uma decisão do STF (Superior Tribunal Federal) dispõe que, no atual cenário de estado de calamidade pública, governos estaduais e municipais podem instituir medidas restritivas e definir quais são os serviços essenciais. Antes, cabia somente ao presidente fazer isto.

“Nós respeitamos todos os profissionais que atuam em academias, que atuam em institutos de beleza, assim como em cabeleireiros, em barbearias, manicures, profissionais que merecem todo o respeito. Mas o nosso maior respeito a esses profissionais é garantir a sua vida, a sua existência e a sua saúde”, disse o governador.

O Estado de São Paulo contabiliza 51.097 casos confirmados do novo coronavírus e 4.118 óbitos. O índice de letalidade da doença em terras paulistas é de 8,1%, maior que o do Brasil (7%) e do mundo (6,9%). A capital registra 59,5% do número total de doentes; a Região Metropolitana tem 22,1%; interior e litoral somam 18,4%.

Entre as cidades do Grande ABC, São Bernardo do Campo lidera, com 1.210 casos confirmados e 97 mortes. Na Baixada Santista, que receberá aporte de R$ 30 milhões para abertura de 350 leitos hospitalares, Santos é o munícipio com mais pessoas infectadas ( 1.069) e que vieram à óbito por causa da epidemia (69).

Os dados são da Fundação Seade, disponibilizados em 13 de maio.