(11) 4438-8922

A campanha Novembro Azul promove a conscientização para prevenir e combater o câncer de próstata, segundo tipo mais comum entre os brasileiros segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Em seu estágio inicial, o câncer de próstata não revela sintomas. Por isso a importância da detecção precoce. Do contrário, a pessoa afetada pela doença só a descobrirá em estágio avançado, quando começar a sentir dores ou dificuldades para urinar.

De acordo com o Instituto Lado a Lado Pela Vida, uma pesquisa realizada pela Coalisão Internacional para o Câncer de Próstata revelou que 47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e não dão atenção aos sintomas.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que todos os homens com 45 anos ou mais realizem exames de próstata anualmente. Segundo o INCA, três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos e, por isso, a doença é considerada como um câncer da terceira idade.

O diagnóstico é feito por exames de toque retal e de sangue. Em alguns hospitais, como o A.C. Camargo, em São Paulo, o exame não invasivo conhecido como TRIMprob (Sonda de Ressonância do Tecido Interferômetro) já é realizado.

Alimentação balanceada e atividades físicas regulares são algumas das recomendações feitas pelos órgãos de saúde para ajudar a diminuir o risco de se ter câncer e outras doenças.

O mês de novembro foi escolhido para a campanha por causa do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17.