(11) 4438-8922

O Governo Federal anunciou que o início do horário de verão será em 4 de novembro, após ter adiado para o dia 18 do próximo mês em razão de pedido feito pelo Ministério da Educação. Terão que adiantar os relógios em uma hora o Distrito Federal e as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Em dezembro do ano passado, um decreto foi assinado reduzindo em duas semanas o horário de verão por causa das eleições. O adiamento para 18 de novembro tinha como objetivo não atrapalhar os candidatos do Enem, que poderiam, pela mudança de horário, ter problemas para chegar aos locais de prova.

De acordo com a Agência Brasil, a manutenção do dia 4 de novembro se deveu após estudos do Ministério de Minas e Energia e Transportes terem concluído que seria inviável uma nova alteração.

O horário de verão foi criado em 1931, com o objetivo de economizar energia elétrica. A partir de 2008, por decreto (nº 6.558), ele passou a começar "a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente".