(11) 4438-8922

A Editora Abril anunciou, na última segunda-feira (06), o encerramento de nove títulos no Brasil. A estratégia faz parte, segundo a empresa, de seu processo de reestruturação e de reformulação de portfólio. De acordo com o Meio & Mensagem, estima-se que entre 500 a 800 pessoas, de jornalistas a colaboradores das áreas gráfica e administrativa, serão demitidas.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo repudiou a demissão em massa “de cerca de 100 jornalistas” na manhã de segunda-feira e que tomará “todas as medidas necessárias para reverter esse quadro. Leia a nota da entidade aqui

Entre as publicações que serão descontinuadas, estão as revistas Cosmopolitan, Elle, Mundo Estranho, Boa Forma, Casa CLAUDIA, Minha Casa, Veja RIO, Arquitetura & Construção e o site Bebe.com.br.

Em comunicado, a Abril informou que manterá e concentrará “seus recursos humanos e técnicos em suas marcas líderes”, que abrangem a VEJA, VEJA São Paulo, revista Exame, Quatro Rodas, CLAUDIA, Saúde, Superinteressante, Viagem & Turismo, Você S/A, Guia do Estudante, Você RH, VIP, Placar e nos sites da Capricho e MdeMulher.

No mês de julho, a direção da editora havia mudado. A Família Civita cedeu o comando à consultoria Alvarez & Marsal com o objetivo de reorganizar a gestão e os negócios. Segundo informou O Estado de S.Paulo, relatório da auditora PriceWaterhouseCoopers revelou que o grupo teve um prejuízo superior a R$ 330 milhões em 2017. Especula-se que o endividamento total estaria perto de R$ 1,3 bilhão.

Até o momento, a Abril não informou o número de funcionários que serão dispensados.