(11) 4438-8922

O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) estuda incluir na lista de produtos passíveis de financiamento pelo cartão da instituição insumos da área gráfica, como tintas, chapas e papel comercial (usado para a produção de folders, panfletos, envelopes etc). A perspectiva de ampliação foi discutida durante recente encontro do APL (Arranjo Produtivo Local) do setor, na Prefeitura de São Bernardo.

Para o presidente do Singrafs (Sindicato da Indústria Gráfica do Grande ABC), Antonio José Gameiro, o Tom Zé, a possibilidade de inclusão é bem-vinda, pois permitiria que as empresas do ramo na região – em grande parte, micro e pequenos estabelecimentos –, adquirissem esses materiais em condições mais vantajosas. "Hoje estão todos (do segmento) descapitalizados, o ano foi péssimo", afirma.

O cartão BNDES oferece taxa de juros de 0,92% ao mês (essa taxa varia mensalmente, de acordo com a Letra do Tesouro Nacional), e permite pagamento em até 48 meses, com limite de crédito de R$ 1 milhão por banco emissor. Atualmente, a modalidade financia a compra de cerca de 200 mil itens dos mais variados setores, de motocicletas, utilitários, insumos e equipamentos. Na área editorial, a instituição do governo já aceitava conceder crédito, por meio dessa ferramenta, para aquisição de papel destinado à produção de livros. Além disso, em setembro, o banco já ampliou essa lista, passando a aceitar também a compra de embalagens.

Agora, se a possibilidade de inclusão de outras matérias-primas do setor gráfico for confirmada, fornecedores desses itens poderão se credenciar no site dessa linha de financiamento (www.cartaobndes.com.br) e se habilitar para que os compradores (as empresas gráficas) decidam por quais vão optar para adquirir chapas, filmes e tintas.

QUÍMICOS - O BNDES também está preparando um diagnóstico dos elos da cadeia do setor químico. A informação foi apresentada durante encontro do APL dessa indústria no Grande ABC. O foco é identificar áreas que sofrem mais com a entrada de itens importados, para fomentar essas atividades. A intenção seria oferecer linhas de pesquisa e desenvolvimento para impulsionar a inovação em ramos verificados no levantamento.

Além disso, o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Jefferson da Conceição, que participou da reunião, afirmou que outro objetivo do segmento é consolidar um banco de dados de vagas de profissionais dessa cadeia produtiva, com informações coletadas nos centros públicos de emprego da região.

Fonte: Diário do Grande ABC