(11) 4438-8922

A partir desta semana, o Governo do Estado de São Paulo vai ampliar para 645 cidades a campanha de vacinação contra a febre amarela. A decisão foi tomada pela Secretaria Estadual de Saúde pelo fato de pouco mais da metade da meta de imunização ter sido atingida.

De acordo com o portal G1, de 2006 até 2018, apenas 50% dos paulistas se vacinou contra a doença. De 2017 até agora, 561 pessoas contraíram a febre amarela e 214 morreram.

No começo do ano, houve campanha em 53 municípios de São Paulo, com a aplicação de doses fracionadas da vacina (0,1 ml) e padrão (0,5 ml). A meta era imunizar 8,3 milhões de pessoas.

TRANSMISSÃO E SINTOMAS

Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a febre amarela é uma enfermidade transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite dengue, zica e chikungunya.

Entre os sintomas, estão febre alta, calafrios, cansaço, dor muscular e de cabeça, náuseas e vômitos que duram cerca de três dias. Em sua forma mais grave, a doença provoca insuficiência renal e hepática, icterícia (o que faz os olhos e a pele ficarem amarelados), cansaço intenso e manifestações hemorrágicas.

A morte de macacos em áreas de mata, e provocadas pela doença, é um sinal que indica a presença do vírus naquela região. Da mesma forma que os humanos, os animais também são infectados pelo mosquito Aedes aegypti.