(11) 4438-8922

Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a ONU (Organização das Nações Unidas) lançou um alerta sobre a poluição causada por resíduos plásticos no planeta. A entidade avalia o tema como “um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo, com estatísticas mostrando que haverá mais plástico nos oceanos que peixes até 2050”.

Usando a frase “Acabe com a Poluição Plástica”, a ONU incentiva as pessoas a repensarem o consumo do material, seja em embalagens ou em utensílios, como o canudo. “Se não dá para reutilizar, recuse” é uma das dicas dada pelas Nações Unidas.

De acordo com a Organização, de 500 bilhões a 1 trilhão de sacolas plásticas são usadas pelas pessoas a cada ano, e 13 milhões de toneladas do material chegam aos oceanos. A poluição dos mares foi, inclusive, capa da última edição da revista National Geographic ("Planeta ou Plástico?").

Para a indústria gráfica, em especial a de embalagens, é o momento para se rever estratégias e não ignorar os apelos ambientais. Dados publicados pela revista Mundo Estranho, tendo como fonte o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), mostraram que o plástico usado para confecção de garrafas de refrigerante, por exemplo, leva 200 anos para se decompor. Já o biodegradável desaparece em um período de 6 meses a dois anos.

Além disso, é necessário refletir e planejar o manejo dos insumos utilizados durante a fabricação dos produtos e descarte adequado dos resíduos gerados.

O SINGRAFS, em parceria com o SENAI Theobaldo De Nigris, desenvolveu e disponibilizou aos seus associados o Guia Prático de Orientação para Gestão de Resíduos na Indústria Gráfica, com informações para a adequação das gráficas às leis e normas ambientais vigentes no País.

***

Associado, não deixe de usar os benefícios e serviços oferecidos pelo Sindicato. Caso precise de esclarecimentos, entre em contato com nosso Departamento de Suporte Técnico e Meio Ambiente: (11) 4438-8922 (Carla) ou .