(11) 4438-8922

Nesta sexta-feira (25), comemora-se o Dia da Indústria. A data homenageia Roberto Cochrane Simonsen, engenheiro de formação que se tornou, na década de 1930, um grande defensor da expansão industrial brasileira. Simonsen é considerado o Patrono da Indústria Nacional. 

Antes de atuar como industrial, Simonsen vendia café em Santos. Ele foi proprietário da primeira empresa brasileira de construção civil, a Companhia Construtora de Santos, foi eleito senador, foi vice-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).  

O Dia da Indústria foi promulgado durante o governo de Juscelino Kubitschek, sob o decreto nº 43.769, de 21 de maio de 1958.  Leia, abaixo, o texto na íntegra:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87, item I, da Constituição, Decreta:

Art. 1º Passa a ser celebrado a 25 de maio de cada ano, data do falecimento do Dr. Roberto Cochrane Simonsen, sem prejuízo do trabalho normal se recair em dia útil o "Dia da Indústria", instituído pelo Decreto nº 4.983, de 18 de fevereiro de 1957.

Art. 2º Êste decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 21 de maio de 1958; 137º da Independência e 70º da República.

Juscelino Kubitschek
Parsifal Barroso

Fontes: FIEPB, FIESP