(11) 4438-8922

Uma das propostas do ajuste fiscal atingirá o Sistema S - conjunto de organizações voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica.

Com o objetivo de cobrir o rombo da Previdência, o governo federal pretende reduzir o valor destinado ao Sistema S, que abrange SESI, SENAI, SESC, SEBRAE, SENAC, SEST, SENAR, SENAT e SESCOOP. 

Após reunir-se com o Senado, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, concordou em baixar dos estipulados 30% para 20% esta parcela, de acordo com a Folha de S.Paulo.

As Federações da Indústria, por sua vez, já estão se mobilizando contra essa medida, que prevê cortes de R$ 6 bilhões. 

A Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) lançou na última segunda (21) um abaixo-assinado, que já conta com mais de 11 mil assinaturas. Segundo a entidade, se o corte for colocado em prática, prejudicaria o atendimento de cerca de 200 mil alunos do sistema SESI e SENAI no estado. 

Em declaração à Agência Adjori, Paulo Skaf, presidente da Fiesp, afirmou que a proposta do governo "não tem o mínimo cabimento", uma vez que prejudicaria uma "das poucas coisas que funcionam no país".

Há, também, uma petição online que apela ao presidente do Senado, Renan Calheiros, para impedir a aprovação dos cortes ao Sistema S. Com o título "Salvem o Sistema S", o abaixo-assinado registra mais de 33.500 assinaturas. 

Para assinar a petição, clique neste link: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR84942

A ASSINGRAFS e o SINGRAFS apoiam as mobilizações feitas pelas Federações, e é contra a redução da contribuição para o Sistema S, que integra entidades que tanto apoiam a indústria gráfica e demais empresas brasileiras.