(11) 4438-8922

Usuários de transporte coletivo do Grande ABC estão enfrentando problemas nesta manhã de segunda-feira (19). Uma paralisação afetou a circulação de ônibus municipais, intermunicipais e trólebus em Santo André e São Bernardo do Campo. Alguns manifestantes, que protestavam contra a Reforma da Previdência, chegaram a impedir a entrada e saída dos veículos nos terminais.

Muitas pessoas estão tentando chegar ao trabalho ou outro compromisso caminhando. Antes das sete da manhã, era possível ver filas de ônibus intermunicipais parados próximos aos terminais rodoviários de Santo André. A pouca circulação de ônibus afetou, também, o trânsito local.

De acordo com informações do Bom Dia SP e do G1, em São Bernardo do Campo, somente os trólebus movidos à diesel estavam funcionando. Os pontos de ônibus em Santo André e em São Bernardo estão cheios. Alguns coletivos estão demorando para passar e os que passam estão lotados, o que impede muita gente de entrar e seguir seu caminho.

Uma das alternativas dadas ao usuário que precisa ir para alguma cidade do Grande ABC ou São Paulo é utilizar a linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Em seu perfil oficial no Twitter, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) informou que está reforçando a frota à diesel das linhas de trólebus nas duas cidades.

De acordo com o G1, a entrada dos ônibus nas rodoviárias de Santo André só foi permitida por volta das 7h30.

Outros municípios afetados por paralisações nesta segunda foram Guarulhos e Sorocaba.