(11) 4438-8922

A partir do dia 3 de fevereiro, 53 municípios paulistas – interior, capital, ABC e litoral - farão parte da campanha de vacinação contra a febre amarela. De acordo com o Ministério da Saúde, eles receberão doses fracionadas da vacina.

A diferença entre a dose normal (0,5 ml) e a fracionada (0,1 ml), ou diluída, é que a primeira imuniza para a vida toda, e a segunda protege durante 8 anos. 

As cidades do ABC e da Baixada Santista que participarão da campanha de vacinação contra a febre amarela mês que vem são: Bertioga, Cubatão, Diadema Guarujá, Itanhaém, Mauá, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Rio Grande da Serra, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Vicente e Ribeirão Pires.

As vacinas serão aplicadas na população nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). De acordo com divulgação do Ministério da Saúde, a campanha no Estado de São Paulo irá até 24 de fevereiro, sendo que os sábados serão dias de mobilização ("Dia D"). Já a edição desta quarta-feira (10) do Bom Dia SP anunciou que a campanha irá até 28 de fevereiro. 

O Estado receberá 4,9 milhões de doses da vacina fracionada e 1,4 milhão de doses padrão.

Atualmente, a distribuição das doses de 0,5 ml do medicamento tem como prioridade pessoas que viajarão para áreas de risco, ou seja, regiões que registraram casos da doença.  

Veja, abaixo, a lista completa dos municípios que participarão da campanha:

lista cidades campanha ministerio da saude
(Imagem: Divulgação/ Ministério da Saúde)