(11) 4438-8922

O mês de outubro é dedicado a campanhas de conscientização e prevenção do câncer de mama, uma das formas de câncer mais comuns entre as mulheres. A ASSINGRAFS e o SINGRAFS apoiam a luta contra a enfermidade.

O CÂNCER DE MAMA

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), para 2016, eram esperados o surgimento de 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil. A importância do diagnóstico precoce faz com que as chances de cura possam chegar a mais de 95%, segundo a SB Mastologia (Sociedade Brasileira de Mastologia).

SINTOMAS

A melhor maneira de se detectar o câncer de mama é prestando atenção ao corpo. Os principais sinais são o surgimento de caroço fixo, geralmente, indolor, na mama; alterações no bico do peito; pela da mama avermelhada, retraída ou com aparência de casca de laranja; aparecimento de pequenos nódulos na região das axilas ou pescoço; e saída de líquido dos mamilos.

Caso um destes sintomas seja percebido pela mulher, ela deve ir ao médico para avaliação.

FATORES DE RISCO E PREVENÇÃO

Sobrepeso, sedentarismo, histórico familiar, alterações genéticas e a idade são alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama. Por isso, praticar exercícios físicos regularmente, manter uma alimentação saudável e realizar exames periódicos são maneiras de se evitar a doença.  

TRATAMENTO

De acordo com a Lei nº 12.732/2012, após o diagnóstico do câncer de mama, o SUS (Sistema Único de Saúde) tem o prazo de 60 dias para iniciar o tratamento gratuito da doença, seja por cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou outro meio.

No Estado de São Paulo, o programa Mulheres de Peito garante o atendimento e a realização de mamografia, mesmo sem pedido médico, para mulheres entre 50 a 69 anos. Para isso, basta ligar para 0800-779-0000, de segunda a sexta, das 08h às 17h, e agendar a realização do exame em um posto de saúde equipado com mamógrafo ou em uma das carretas do projeto.