(11) 4438-8922

Atualizado em 22/09, às 08h01.

Nesta quinta-feira (21), comemora-se o Dia da Árvore. A data antecipa o início da primavera (que começa no dia 22 de setembro) e serve como lembrete para a conscientização ambiental. 

A efeméride está sendo utilizada, também, pelo setor gráfico para destacar o papel positivo das árvores na produção de insumos. Dados da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) mostram que, de janeiro a julho deste ano, a produção de celulose foi de 11,2 milhões de toneladas. A de papel atingiu 6 milhões de toneladas. 100% desses materiais provêm de florestas de árvores plantadas. 

Só no Brasil, existem 7,8 milhões de hectares de florestas plantadas, que cultivam talhões de árvores reflorestadas de eucalipto, pinus, teca, araucária e paricá. O cultivo dessas espécies exóticas e nativas cumpre requisitos de manejo sustentável, com o objetivo de reduzir impactos ambientais e o de promover desenvolvimento das comunidades próximas. E as empresas da indústria de árvores têm certificações que garantem boas práticas de manejo florestal, como o FSC (Forest Stewardship Council) e Cerflor (Programa Nacional de Certificação Florestal).

Outros dados sobre árvores e seu uso na indústria gráfica podem ser encontrados no site da Two Sides, organização internacional que destaca o papel sustentável do setor da comunicação impressa. Clique aqui para saber mais. 

Fontes: Brasil Escola, Ibá, Two Sides.