(11) 4438-8922

Brasilia

Prezado colega,
Em busca de uma saída para a crise que ameaça nosso setor, o SINGRAFS tem feito várias reuniões com o poder público, em suas diversas esferas. Na última quinta-feira (06/06), eu e o vice-presidente Adriano José de Souza Assis viajamos à Brasília (DF) na companhia do secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Bernardo do Campo Jefferson José da Conceição para uma reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O secretário Jefferson tem promovido encontros do setor gráfico (laboral e patronal), sendo que o último deles aconteceu no dia 06 de maio, e foi ele quem agendou esta viagem à capital federal.

Em Brasília, estivemos com a secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Heloísa Menezes, juntamente com representantes de setores de produção (autopeças, ferramentaria, entre outros).

Durante a reunião, mencionei as dificuldades que os empresários gráficos enfrentam na hora de conseguir um empréstimo com juros baixos. Principalmente quando possuem tributos em atraso.

Mencionei, ainda, a necessidade de aprovação de linhas de financiamento para capital de giro destinadas a pequenas e médias empresas gráficas, que enfrentam problemas de crédito. É só ter como base os base os registros feitos no Cadastro Positivo.

Durante a nossa apresentação, foi solicitado que o BNDES liberasse a compra de papel comercial junto às fábricas e revendedoras desse produto, assim como acontece hoje com o papel imune.

Pedimos a retirada de cobrança de PIS / Cofins da impressão de livros em território nacional, para que ocorra isonomia em relação aos livros produzidos no exterior, que desembarcam no Brasil sem serem tarifados.

A secretária Heloísa Menezes nos ouviu com atenção, anotou nossos pleitos e prometeu nos dar um retorno em breve.

De volta a São Paulo no dia seguinte (07/06), estivemos no gabinete do secretário Jefferson, em São Bernardo do Campo, onde fizemos um balanço da reunião em Brasília. Definimos a pauta para a reunião que acontecerá no dia 18 de junho, que terá a participação do Sindicato Laboral e da Abigraf.

 

Um grande abraço,
António José Simões Vieira Gameiro (Tonzé),
presidente do SINGRAFS