(11) 4438-8922

No dia 13 de julho, representantes da ASSINGRAFS, SINGRAFS e ABIGRAF Nacional reuniram-se na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo para retomar as demandas do Arranjo Produtivo Local (APL) das Indústrias Gráficas do Grande ABC e Baixada Santista.

Entre os assuntos discutidos com o secretário adjunto da pasta, Carlos Alberto Gonçalves – o Krica -, estavam a atual conjuntura do setor gráfico no País, o Convênio CAIXA-APL, a inclusão do papel comercial nas compras com o Cartão BNDES, entre outros assuntos.

O gerente geral da ABIGRAF, Wagner J. Silva, apresentou projetos das entidades para levar ao poder legislativo os principais pleitos do setor. Citou o Projeto de Lei nº 7.867/14, de autoria do Deputado Federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), que “disciplina a aquisição de livros adquiridos pelo Poder Público por meio do PNLD - Programa Nacional do Livro Didático, e similar, bem como a produção e impressão de livros contemplados com o incentivo fiscal da Lei Rouanet”.

As entidades patronais e o APL se mobilizarão para persuadir os demais deputados da Câmara, em Brasília, a apoiar o PL 7.867, em especial o relator da Comissão de Cultura (CCULT), Deputado José Stédile (PSB). Uma das ações foi o envio de carta aos membros do CCULT no dia 20 de julho, pedindo apoio aos deputados para aprovação do Projeto de Lei.

A mesma mobilização será feita, também, junto ao BNDES, para que de fato incluam o papel comercial como item a ser adquirido com o Cartão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O pleito foi considerado “meritório” e “tecnicamente favorável” pela instituição, porém não deram prazo para inserir o material.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico informou que já enviou ofício ao BNDES, em nome do APL das Indústrias Gráficas, sobre o tema, onde pede urgência para o atendimento da demanda.