(11) 4438-8922

Uma das cidades mais antigas do País, Itanhaém completa 485 anos no próximo sábado (22), data que também marca o Descobrimento do Brasil.  

A programação de aniversário já foi divulgada pela Prefeitura do município e inclui entregas de Títulos de Propriedade a moradores, lançamento do livro "Itanhaém: características locais e ideias para trabalhar na escola", exposição com fotos históricas, inauguração de pista de patinação, desfile cívico e show do cantor Lucas Lucco durante a 13ª Festa do Peão.

Para saber mais sobre as celebrações, clique aqui.  

HISTÓRIA

Itanhaém é a segunda cidade mais antiga do Brasil. Fundada em 22 de abril de 1532 por Martim Afonso de Sousa, foi elevada à condição de Vila em 1561. O navegador português fundou, também, São Vicente, considerada a primeira Vila brasileira. 

Os dois municípios, inclusive, têm a mesma "idade" e fizeram parte da Capitania Hereditária de São Vicente. Em 1620, ela foi dividida em duas, cabendo à Condessa de Vimieiro ser a donatária da Capitania de Itanhaém.

Entre os fatos que se passaram no local, o naufrágio do alemão Hans Staden, em meados de 1550, foi marcante. O estrangeiro fazia sua segunda viagem à colônia portuguesa, onde rumava para o sul. Após o naufrágio, os sobreviventes seguiram para São Vicente para se juntar aos portugueses que ali moravam. Após um tempo no local, o alemão foi capturado pelos índios tupinambás, com quem permaneceu durante nove meses.

Fontes: Prefeitura de Itanhaém, História Brasileira, UOL Educação.