(11) 4438-8922

O mês de agosto registrou queda no Índice de Confiança da Indústria (ICI) brasileira em relação ao atual cenário econômico. Após cinco altas consecutivas, o indicador da Fundação Getúlio Vargas (FGV) caiu para 86,1 pontos, ante os 87,1 atingidos em julho.

Mesmo não sendo uma baixa muito expressiva – apenas 1 ponto em relação ao mês anterior -, a FGV atribuiu o resultado ao desapontamento do setor com a lentidão da retomada da demanda interna, com a atual situação política e com o futuro econômico do País.

O ICI é um levantamento que avalia o nível de demanda total da indústria (interna e externa), situação atual dos negócios, nível de estoques, expectativas sobre produção e emprego para os próximos três meses e visão sobre os negócios para daqui a seis meses. A média da pontuação é 100 pontos; quanto menor for o índice, maior é o pessimismo do setor em relação ao mercado e novos investimentos.

Além do ICI, o levantamento da FGV revelou recuo de 0,5 percentual no Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) das indústrias no mês de agosto. O índice verificado foi de 73,8%, igual ao registrado em maio.

Para saber mais sobre a pesquisa, clique aqui.