(11) 4438-8922

Neste 05 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Saúde. A data faz referência ao nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz, reconhecido pelo seu trabalho de prevenção e controle de doenças epidêmicas no País durante a década de 1900 – em especial, a peste bubônica, a febre amarela e a varíola.

O cuidado com a saúde, porém, não pode parar no tempo.

Por isso, a ASSINGRAFS e o SINGRAFS estimulam você a fazer exercícios regularmente, comer alimentos saudáveis, dar atenção à higiene dos ambientes em que está e, o mais importante, fazer exames preventivos – e não procurar auxílio médico somente quando estiver com dor.

HISTÓRIA

Oswaldo Cruz, nascido em 05 de agosto de 1872 na cidade paulista de São Luís do Paraitinga, combateu no início do século 20 a peste bubônica no Porto de Santos e a febre amarela, implantando medidas para eliminação de focos do mosquito transmissor – algo inédito e polêmico à época, pois a maioria da população acreditava que a doença era transmitida pelo suor, sangue e secreções.

A atuação de Oswaldo Cruz é mais lembrada quando fez campanha para vacinação em massa e obrigatória contra a varíola. Em 1904, muita gente foi contra a medida, o que causou uma rebelião popular conhecida como a Revolta da Vacina, contida pelo governo.

O trabalho do médico pelo saneamento e higienização do Brasil foi reconhecido internacionalmente. E ainda hoje permanece. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começou em 1900, quando ainda era o Instituto Soroterápico Federal, criado para a fabricação de soros e vacinas contra a peste bubônica. E, atualmente, é referência em pesquisa e controle de doenças como Aids, dengue, hepatite, malária, entre outras – em 2014, por exemplo, todos os casos suspeitos de ebola no Brasil foram enviados para lá.

Fontes: Fiocruz, Grupo COI.