(11) 4438-8922

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) aumentou o financiamento com crédito facilitado do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para empresas exportadoras, de R$ 4 bilhões para R$ 15 bilhões. A expectativa da pasta é reduzir custos e facilitar o acesso aos financiamentos de exportação do banco.

O pacote foi anunciado na última quinta-feira (14), e faz parte de um plano de melhorias para a linha BNDES Exim Pré-Embarque, direcionada para financiamento da produção interna de bens brasileiros para exportação.

O BNDES estipula que o aumento do crédito poderá beneficiar mais de 3,5 mil empresas de segmentos de alto valor agregado. De acordo com o banco, os financiamentos destinados à produção de bens de capital terão custo integral em TJLP (taxa de juros a longo prazo, no valor de 7,5% ao ano), e a produção de bens de consumos terá um acréscimo de até 70% da parcela de TJLP. Antes, o custo dessa linha de crédito variava entre 50% a 70%.

Micro e pequenas empresas também foram agraciadas com essa mudança na linha Exim Pré-Embarque. As taxas do chamado Custo BNDES passaram de 11,13% para 9,10%, com prazo total de até 30 meses.