(11) 4438-8922

O Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), é mais um momento para nos conscientizarmos sobre a preservação deste item vital, porém tão malcuidado.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que um bilhão de pessoas ainda não têm acesso ao abastecimento de água potável de forma satisfatória, ou seja, 20 litros diários por pessoa a uma distância não superior a mil metros.

Outro dado, presente no Relatório Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Recursos Hídricos deste ano, revela o impacto econômico da água. Três quartos dos empregos do mundo dependem dela. As dificuldades de abastecimento ou escassez do recurso podem limitar o crescimento econômico de uma região, segundo a ONU.

A UNESCO informa que a demanda por água no mundo está aumentando, em especial nas economias emergentes, onde a indústria, setor energético, agricultura e as cidades se desenvolvem em ritmo acelerado. 

Além da carência de água potável, milhões de toneladas de esgoto não tratado, resíduos industriais e agrícolas continuam sendo despejados em rios e mares todos os dias. Não precisamos ir muito longe para saber que as políticas para proteção de mananciais e rios são insuficientes – ou não são aplicadas. Basta olharmos para alguns córregos que atravessam as cidades e sentirmos seu odor – lembrando que água limpa não tem cheiro - e/ou vermos a quantidade de lixo nas margens.

A água é um recurso finito. A crise hídrica do último ano nos lembrou disso de uma maneira nada agradável. Ainda sentimos seu impacto. Por isso, a importância de termos consciência sobre o uso da água potável, em casa e no trabalho, é tão importante para que ainda possamos tê-la em abundância num futuro próximo.