(11) 4438-8922

Nesta terça-feira (3), funcionários do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entraram em greve, que deverá durar 24 horas. No Grande ABC, a Linha 10-Turquesa, que liga Rio Grande da Serra à capital paulista, está totalmente paralisada.

As estações ferroviárias da linha Turquesa passam por Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André e São Caetano do Sul. Ela faz integrações com a Linha 2 - Verde do Metrô (Estação Tamanduateí), e Linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM (Estações Brás, Luz e a extensão para Jundiaí).

Além da Turquesa, estão totalmente fechadas Linhas 12-Safira e 13-Jade; 7-Rubi e 11-Coral operam parcialmente. No Metrô, não estão funcionando as Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.

A greve também foi aderida por trabalhadores da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Neste caso, o movimento não alterará o fornecimento de água.

MOTIVO 

Os trabalhadores decidiram cruzar os braços para protestar contra os planos de privatização das três empresas, que são operadas pelo Governo do Estado de São Paulo. 

A Prefeitura de São Paulo decretou ponto facultativo e suspensão do rodízio de veículos. As aulas nas escolas estaduais e consultas médicas na rede estadual também foram suspensas.

Em comunicado, o Governo de São Paulo considerou a greve "ilegal e abusiva", e acionou a Justiça para determinar o retorno dos serviços. O governador Tarcísio de Freitas fará um pronunciamento às 7h, no Palácio dos Bandeirantes, com representantes do Metrô, CPTM e Sabesp.

Fontes: G1/TV Globo, Governo do Estado de São Paulo.