(11) 4438-8922

A produção industrial brasileira cresceu 0,4% em janeiro deste ano em relação a dezembro de 2015, na série livre de influências sazonais, interrompendo sete meses de quedas consecutivas. A porcentagem está presente na Pesquisa Industrial Mensal Produção Física - Brasil (PIM-PF), elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgada nesta sexta-feira (04).

Segundo informou a Agência Brasil, a pesquisa ainda revela que, mesmo com o dado positivo do começo deste ano, comparado a janeiro de 2015, a indústria registrou queda de 13,8%. A taxa é a vigésima terceira negativa consecutiva e a mais intensa desde abril de 2009 (-14,1%).

Os setores que mais contribuíram para o avanço da produção nacional foram os de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis e coque (2,8%); atividades de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (6,1%); setor de bebidas (3,8%); produtos de fumo (24,5%); entre outros.

Os bens de consumo duráveis tiveram o único resultado negativo em janeiro deste ano, após, segundo o IBGE, ter tido alta de 8% em dezembro do ano passado. O segmento registrou perda acumulada de 18%.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser vistas aqui.