(11) 4438-8922

Na última quinta-feira (9), a 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo decretou a falência da Livraria Cultura. Na decisão, citou-se que a empresa não estava cumprindo o plano de recuperação judicial.

A Livraria Cultura entrou com pedido de recuperação judicial em outubro 2018, após acumular dívidas trabalhistas, com fornecedores e bancos, e encerrar as operações da rede francesa Fnac. O valor chegava a R$ 285,4 milhões.

Na sentença, a Justiça de São Paulo alegou que a empresa não conseguiu superar sua crise econômica, apresentando comportamento que “em diversos momentos, beira o descaso para com o procedimento recuperacional e para com o Juízo”. Houve, ainda, relatos de indícios de fraude em movimentações financeiras realizadas por sócios do grupo, de manutenção da inadimplência com credores, e dívidas trabalhistas em aberto que deveriam ter sido quitadas até junho de 2021.

Atualmente, a Livraria Cultura tem duas lojas físicas, localizadas em São Paulo e em Porto Alegre. Com o decreto de falência, há a determinação para que, nas próximas 48 horas, se identifiquem se avaliem todos os bens, documentos e livros, e bloqueio dos ativos financeiros e contas. O grupo pode recorrer da decisão.

Fontes: Folha de S.Paulo, G1.