(11) 4438-8922

Nesta semana, a Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) Nacional anunciou a coordenação e abertura das inscrições para o 30º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini. Conhecido como “Oscar da indústria gráfica brasileira”, o evento este ano terá a coordenação técnica da Faculdade Senai Theobaldo De Nigris.

Poderão concorrer trabalhos impressos entre 15 de setembro de 2019 até 31 de julho de 2022, com exceção de produtos participantes de Prêmios Regionais, que obedecerão critérios distintos. Empresas de criação ou design, escolas de cursos em áreas gráficas e pessoas físicas (individual ou em grupos) também poderão participar na Categoria 14: Design Gráfico.

Serão, ao todo, 16 segmentos principais: Livros; Revistas; Jornais, Produtos para Identificação; Acondicionamento; Promocional; Comercial; Produtos Impressos em Rotativa Offset “Heatset”; Produtos Próprios; Impressão Serigráfica; Inovação Tecnológica, Complexidade Técnica do Processo; Sinalização – Comunicação Visual; Produtos de Baixas Tiragens (até 500 unidades); Design Gráfico; Sustentabilidade Ambiental; Impressos Diversos. Todas as especificações estão disponíveis no regulamento (clique aqui para acessar).

O período de inscrições com desconto irá até 31 de agosto. O prazo para inscrever peças sem desconto será de 1 a 15 de setembro. A cerimônia de entrega está marcada para o dia 29 de novembro, na sede da Abigraf, em São Paulo. Para saber mais sobre a programação do Prêmio Pini, clique aqui.

HISTÓRICO

A premiação, anteriormente, era realizada pela ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica). A entidade anunciou o encerramento das inscrições para a edição que comemoraria os 30 anos do Prêmio Pini em janeiro de 2022, com previsão de entrega dos troféus em abril.

No entanto, no final de junho, a ABTG comunicou a dissolução e extinção da Associação, após 63 anos de existência e serviços prestados à comunidade gráfica.

Saiba mais:
- Comunicado: Encerramento parceria SINGRAFS-ABTG

Para preencher o vácuo deixado pelo fim da ABTG, a Abigraf Nacional criou a Abitec – Divisão de Inovação e Tecnologia Gráfica -, que exercerá as atividades e ações de capacitação cursos, treinamentos, seminários técnicos, que também elaborará e revisará normas do setor.