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Em 2021, o faturamento do mercado editorial registrou queda acumulada de 39%, em termos reais, em um período de 16 anos (compilado feito desde 2006). No ano anterior, o recuo havia sido de 30%. Os dados foram apresentados durante a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começou no último fim de semana, e integram a série histórica da pesquisa Produção e Venda do Setor Editorial Brasileiro.

Mesmo com o bom desempenho em vendas, especialmente de livros de obras gerais e religiosos, o resultado de 2021 não foi suficiente para alterar o cenário de crise do segmento editorial intensificado a partir de 2015. De acordo com O Estado de S.Paulo, a crise macroeconômica foi o principal fator para o encolhimento do segmento.

Outro destaque do levantamento, feito pela CBL (Câmara Brasileira do Livro), Nielsen BookData e SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), foi o crescimento de 6% das vendas realizadas ao mercado no ano passado. Porém, significou recuo de 4% quando considerada a inflação oficial do período (IPCA 10,06%). O subsetor de livros didáticos foi o único com queda nominal de 14% em termos reais.

Fonte: Estadão, SNEL.