(11) 4438-8922

A produção industrial brasileira teve variação de 0,1% em abril, alcançando o terceiro resultado positivo consecutivo. No entanto, o setor acumula queda de 3,4% no ano e de 0,3% nos últimos 12 meses. Comparado ao mesmo período do ano passado, a indústria recuou 0,5%. É o que mostrou a PIM (Pesquisa Industrial Mensal), divulgada nesta sexta-feira (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar da tímida melhora, a indústria nacional não conseguiu recuperar as perdas anteriores. O setor produtivo ainda está 1,5% inferior ao patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 18% abaixo do ponto mais alto já verificado pela série (maio de 2011). De acordo com a pesquisa, a retomada está sendo prejudicada pelo alto custo da produção, escassez de matérias-primas, dificuldade de acesso a crédito e inflação.

Dos 26 ramos analisados pelo levantamento no período, 16 registraram alta. O segmento de celulose, papel e produtos de papel esteve entre as principais influências positivas, com crescimento de 1,6% no mês. Na comparação com abril de 2021, a alta foi de 2,8%.

Saiba mais sobre os resultados da PIM aqui.

INFLAÇÃO NA INDÚSTRIA

O IPP (Índice de Preços ao Produtor) de abril teve alta de 1,94%. No acumulado do ano, o indicador ficou em 6,94%, e no dos últimos 12 meses, chegou a 18%. O índice mede os preços praticados na “porta de fábrica”, sem considerar fretes e impostos, em 24 atividades econômicas.

No período, a indústria extrativa registrou queda de 11,54%, influenciada pelas oscilações dos preços internacionais do óleo bruto de petróleo e minério de ferro, que tiveram variações negativas no mês.

Diferente da extrativa, a indústria da transformação teve aumento de preços em abril. A inflação deste segmento subiu de 2,66% (março) para 2,81%. Saiba mais aqui.