(11) 4438-8922

O dia 1º de novembro de 2021 marcou o fim das restrições para combate ao novo coronavírus (COVID-19) no Estado de São Paulo. Estabelecimentos comerciais e de serviços podem funcionar com 100% da capacidade de ocupação e sem limite de horário. Eventos com público em pé estão permitidos, desde que os participantes apresentem comprovante de vacinação completo e/ou teste negativo. O uso de máscara de proteção facial e álcool em gel continuam obrigatórios.

PlanoSPImagem: Plano São Paulo/Governo do Estado de São Paulo

As medidas de isolamento e distanciamento social foram implementadas no Estado de São Paulo em março de 2020. O Plano São Paulo estabeleceu regras para o funcionamento das atividades econômicas durante a pandemia, dividindo as regiões paulistas por fases de acordo com o cenário epidemiológico (número de casos confirmados, óbitos e taxa de ocupação de leitos).

Mesmo com o fim das restrições no âmbito estadual, cada cidade tem autonomia para decidir se mantém ou afrouxa as regras. Em Santo André, o Decreto nº 17.802, que entrou em vigor na última segunda-feira (1º), liberou o funcionamento de prestadores de serviços e atividades comerciais essenciais e não essenciais das 6h às 1h, com ocupação total do local.

Na Baixada Santista, não haverá barreiras sanitárias para controle de acesso de turistas no final de ano. De acordo com o portal G1, caso haja alteração no índice de casos de COVID-19 na região, a medida poderá ser revogada.

Fontes: G1, Governo do Estado de São Paulo.