(11) 4438-8922

Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) criou uma nova bandeira tarifária, que vigorará entre 1º de setembro a abril de 2022. A taxa extra, chamada "Bandeira Escassez Hídrica", valerá R$ 14,20/100 kWh - aumento de 49,63% em relação à tarifa anterior.

Na sexta-feira passada, a Agência havia comunicado que as contas de energia elétrica continuariam sob bandeira tarifária vermelha patamar 2 (R$ 9,49/100 kWh). Este adicional, o mais carao até então, sofreria outro reajuste, a ser informado nesta semana.

A justificativa para a manutenção dessa taxa extra foi a "severidade do regime hidrológico" do SIN (Sistema Interligado Nacional), que atingiu níveis baixíssimos. Agosto foi um mês com poucas chuvas e "a perspectiva para setembro não deve se alterar significativamente", de acordo com comunicado oficial da instituição.

Saiba mais:
- Reajuste do valor de bandeira tarifária deixará conta de luz 52% mais cara

Em nota, a Aneel explicou que a criação da Bandeira Escassez Hídrica seguiu determinação da CREG (Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética) "para custear com recursos da bandeira tarifária os custos excepcionais do acionamento de usinas térmicas e da importação de energia".

Fontes: Aneel, G1.