(11) 4438-8922

Em maio, o Monitor do PIB-FGV registrou aumento de 1,8% da atividade econômica brasileira. No entanto, houve retração de 0,9% no trimestre encerrado no referido mês em comparação ao percentual de fevereiro. O levantamento, feito pela Fundação Getúlio Vargas, foi divulgado nesta sexta-feira (16). 

O Produto Interno Bruto cresceu 9,7% no trimestre finalizado em maio, e na comparação interanual, a alta foi de 13,4%. De acordo com os analistas do estudo, a economia brasileira seguiu ritmo de intenso crescimento desde abril deste ano. No entanto, ainda está 0,7% abaixo do nível observado em fevereiro de 2020, pré-pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Em valores, o Monitor estimou a movimentação de mais de três trilhões de reais (R$ 3.434.352.000.000).

O consumo das famílias cresceu 10,1% no trimestre móvel encerrado em maio, assim como a formação bruta de capital fixo (alta de 29,3%), da exportação (+12,3%) e da importação (+28,5%).

O PIB representa a soma todos os bens e serviços finais produzidos e é o principal indicador econômico adotado. Oficialmente, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o órgão responsável pela medição, porém outras instituições, como a FGV e o Banco Central, realizam análises e previsões.

É o caso do BC, que divulgou nesta semana os resultados do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central). Diferente do número positivo apresentado pela FGV para maio, o indicador da instituição financeira mostrou que houve queda de 0,43% da atividade econômica e recuo de 0,30% no trimestre encerrado naquele mês.

Saiba mais:
- Atividade econômica tem queda de 0,43% em maio

O Monitor do PIB-FGV pode ser acessado aqui.