(11) 4438-8922

Na manhã desta quinta-feira (15), os usuários de trens das linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 10-Turquesa foram surpreendidos pela greve dos ferroviários. A linha 10 é a que opera no Grande ABC, ligando Rio Grande da Serra a Jundiaí. A circulação de trens nesta e na linha 9 está totalmente paralisada.

Já as linhas 7 e 8 estão funcionando parcialmente entre as estações Caieiras > Palmeiras-Barra Funda e Barueri > Palmeiras-Barra Funda, respectivamente.

Em comunicado à população, o Sindicato da categoria informou que a greve foi decidida em assembleias realizadas no dia 6 de julho e seguirá por tempo indeterminado.

comunicadoferroviarios grevejulho2021

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que acionará plano de contingência para atender os usuários. “A Companhia tem uma decisão da Justiça do Trabalho que determina a manutenção de 80% dos trabalhadores no horário de pico e 60% nos demais horários, sob pena de multa diária de R$ 100 mil”, declarou a empresa em suas redes sociais.

As linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade operam normalmente.

Os ferroviários afirmam estar insatisfeitos com o encerramento das negociações para Acordo Coletivo de Trabalho 2021-2022. Segundo o representante da categoria, não houve proposta de reajuste salarial pelo segundo ano consecutivo. Além disso, não se cumpriu o Acordo do Programa de Participação nos Resultados de 2020, e as parcelas referentes a março e junho deste ano não foram pagas aos trabalhadores.

Fontes: CPTM, G1, Sindicato dos Ferroviários em Empresas Ferroviárias de S. Paulo.