(11) 4438-8922

A Fase de Transição do Plano São Paulo foi novamente prorrogada e durará até o dia 31 de maio, com novas diretrizes para funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços. A partir da próxima segunda-feira (24), o limite de ocupação dos locais com atendimento presencial aumentará de 30% para 40%.

As mudanças foram apresentadas pelo Governo do Estado de São Paulo na última quarta-feira (19).

No período de 24 a 31 de maio, o horário de funcionamento das atividades comerciais, igrejas, restaurantes e similares, salão de beleza e barbearia, atividades culturais e academias de esporte permanece entre 6h e 21h. O toque de recolher das 21h às 5h, a orientação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horário de entrada e saída de funcionários de acordo com setor econômico ficam mantidos.

NOVAS REGRAS

O Governo estadual anunciou que, a partir do dia 1º de junho, haverá ampliação da capacidade de atendimento presencial dos estabelecimentos – limite passará de 40% para 60% - e do horário de funcionamento. Empreendimentos comerciais e de serviços poderão manter as portas abertas até as 22h.

Outra alteração será feita no período do toque de recolher, que passará a vigorar entre 22h às 5h.

Com a atualização do Plano São Paulo, serão incorporados dois novos critérios, o de abordagem municipal, em que cada cidade deverá analisar e decidir pela aplicação de medidas restritivas locais, de acordo com o cenário local de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19); e o de testagem e monitoramento da transmissão da doença. O objetivo deste último é aumentar a testagem rápida de pessoas sintomáticas.

PlanoSP FaseDeTransicao 24demaio 1dejunho2021Imagem: Apresentação Governo do Estado de São Paulo

LOCKDOWN NO INTERIOR

A alteração das regras da Fase de Transição, iniciada em 18 de abril, acontece na mesma semana em que cidades do interior paulista decretaram lockdown para tentar conter o rápido avanço da pandemia.

Em Bebedouro, o período começará nesta quinta (20) e durará até 30 de maio. De acordo com o portal G1, não há vagas para tratamento de pacientes com COVID-19 na localidade, que já tem 50 pessoas aguardando na fila por leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Em Batatais, as medidas de confinamento começaram no sábado (15) e incluem toque de recolher das 20h às 5h, proibição de venda de bebida alcoólica e suspensão do transporte público. Atividades industriais ligadas à cadeia de produção de serviços essenciais só podem funcionar com apenas 30% dos funcionários.

Até a última quarta, o Estado de São Paulo contabilizava 3.129.412 casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19). A taxa de leitos de UTI ocupados por pacientes graves chegou a 79%.

Fontes: G1, Governo do Estado de São Paulo.