(11) 4438-8922

O Estado de São Paulo ficará sob os critérios da fase Vermelha do Plano São Paulo de 12 até 18 de abril. De acordo com o vice-governador Rodrigo Garcia, houve avanços importantes na contenção da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) em território paulista, com o aumento da vacinação e dos leitos disponibilizados para pacientes com a doença, que permitiram a mudança.

NOVOS CRITÉRIOS

O toque de recolher (das 20h às 5h) ficou mantido, assim como a recomendação de escalonamento do horário de entrada de trabalhadores da indústria, serviço e comércio, sugerido durante a fase Emergencial.

Todas as atividades administrativas ficarão obrigadas a adotarem regime de teletrabalho/home office.

Cerimônias religiosas estão proibidas durante a fase Vermelha, seguindo decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

No entanto, o Governo paulista autorizou o retorno da oferta do serviço de retirada (take away) em estabelecimentos comerciais, shoppings e restaurantes; a reabertura de lojas de material de construção, com permissão de atendimento ao público; e a volta dos eventos esportivos profissionais, como o futebol, após às 20h.

É importante destacar que todas as atividades aptas a funcionarem durante a fase Vermelha deverão seguir os protocolos sanitários previstos no Plano São Paulo, como uso obrigatório de máscaras de proteção facial, disponibilização de álcool em gel para higienização e restrição da capacidade de público permitida no local.

Para mais informações sobre o Plano São Paulo, clique aqui.

REDUÇÃO DE INTERNAÇÕES

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, o Estado apresentou queda de 17,7% nas taxas de internação (UTI/enfermaria) na última semana. Diariamente, São Paulo tem registrado diminuição de 0,5% no número de novas internações, “fruto direto das medidas que foram tomadas tanto na fase Vermelha quanto do faseamento Emergencial”.

As medidas mais restritivas tomadas recentemente tiveram como objetivo evitar o colapso iminente dos sistemas público e privado de Saúde, que ainda estão com taxas altíssimas (88,3%) de ocupação de leitos destinados a pacientes com o novo coronavírus.

NÚMEROS COVID

Até esta sexta-feira (9), o Estado de São Paulo contabilizou 2.618.067 casos confirmados de COVID-19 e 81.750 óbitos em decorrência do novo coronavírus.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo.