(11) 4438-8922

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) se pronunciou sobre o funcionamento dos bancos durante esta fase mais grave da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). De acordo com a entidade, as agências darão prioridade aos atendimentos feitos pelos canais digitais (internet e aplicativos de celular) em localidades onde houver antecipação de feriados e/ou restrição de circulação, como é o caso do Grande ABC e da Baixada Santista.

Estas duas regiões adotarão medidas mais rígidas para conter o rápido avanço da COVID-19, que já colapsa os sistemas público e privado de Saúde. A partir desta terça (23), as cidades da Baixada Santista entrarão em lockdown. E de sábado (27) até o domingo de Páscoa (4 de abril), os sete municípios do ABC paulista anteciparão feriados.

Além dos canais digitais, a Federação recomenda aos clientes que, caso precisem se deslocar até uma agência, utilizem os serviços de autoatendimento e caixas 24 horas. O atendimento ao público será restrito a recebimentos de aposentadorias, benefícios sociais, pensões e pagamento de salários para quem não conseguir fazer estes procedmentos de forma remota.

Leia, abaixo, o comunicado da Febraban:

Sensíveis ao agravamento da pandemia de Covid-19 no país e atentos às necessárias medidas de prevenção, os bancos, visando contribuir com o poder público, irão dar prioridade ao atendimento por seus canais digitais nas localidades em que houver a antecipação de feriados ou com restrições mais rigorosas de isolamento social.

Os bancos recomendam a seus clientes e a população em geral concentrar, ao máximo, suas atividades bancárias via aplicativo de celular e internet, pelo atendimento telefônico e nos caixas eletrônicos, nas salas de autoatendimento das agências e caixas 24 horas.

Observados os decretos e legislações locais dessas cidades, bem como a regulamentação federal que rege o funcionamento do setor bancário, haverá, em caráter excepcional, atendimento presencial e contingenciado, mediante triagem, controle e adoção de rígidos protocolos sanitários, em especial para os casos de recebimento de benefícios sociais, pagamento de salários, aposentadorias e pensões àqueles que não têm acesso a canais digitais ou remotos.
 
As datas de vencimento de contas, boletos e tributos estão mantidas. Os bancos, por iniciativa própria, não podem alterar essas datas, pois observam as condições contratuais com os emissores dos boletos e as normas de liquidação e compensação de pagamentos do Banco Central. Todas poderão ser pagas pelos canais digitais ou nos caixas automáticos, sem a necessidade de deslocamento às agências bancárias.

A FEBRABAN ressalta a importância da utilização dos canais digitais para atendimento dos serviços bancários a fim de evitar a concentração de pessoas nas agências. Essas são ações eficazes de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias.