(11) 4438-8922

De acordo com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua, o trimestre encerrado em novembro de 2020 registrou taxa de desemprego de 14,1%, a mais alta desde 2012, quando a série histórica foi iniciada. A Pesquisa, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostrou que o número de brasileiros sem trabalho chegou a 14 milhões.

No mesmo período, houve crescimento de 4,8% do número de pessoas ocupadas (85,6 milhões), fazendo com que o índice de ocupação atingisse 48,6%. De acordo com o IBGE, a alta é explicada pelo retorno de trabalhadores ao mercado após as medidas de flexibilização da economia, tomadas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

A PNAD revelou, ainda, que a maior parte dessa população ocupada foi alocada no mercado informal. O número de trabalhadores informais naquele trimestre foi de 33,5 milhões, e a taxa de informalidade passou de 38% para 39,1%. A quantidade de pessoas trabalhando no setor privado sem carteira assinada também aumentou (acréscimo de 11,2%), totalizando 9,7 milhões de brasileiros nesta situação.

Para saber mais sobre a PNAD Contínua, clique aqui.