(11) 4438-8922

Nesta sexta-feira (29), o Governo do Estado de São Paulo anunciou o cancelamento do ponto facultativo de Carnaval, que cairia nos dias 15 e 16 de fevereiro. Esta é mais uma medida tomada para tentar conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que soma 1.759.957 casos confirmados e 52.722 óbitos entre os paulistas.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, deixou claro que a data, considerada informalmente como feriado, é um ponto facultativo e que estabelece o funcionamento de órgãos públicos. Vinholi declarou que cabe às prefeituras seguir a recomendação do Estado, em um esforço conjunto para frear a disseminação do vírus entre a população e não sobrecarregar o sistema de saúde. Como exemplo, deu a decisão tomada pela capital, São Paulo, que suspendeu o Carnaval e manterá o expediente nos serviços municipais.

RECLASSIFICAÇÃO PLANO SP

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, deu informações sobre a 20ª atualização do Plano São Paulo, afirmando que houve investimento na ampliação de agentes de fiscalização de estabelecimentos e endurecimento dos critérios para avanço nas fases.

Durante coletiva de imprensa, os secretários apresentaram dados de redução dos números de média diária de novos casos de COVID-19. Do dia 22 até 29 de janeiro, a média epidemiológica passou de 24 para 23 novos casos por 100 mil habitantes. A taxa de crescimento médio foi de 18% para 13%. Lembrando que, neste período, os municípios paulistas tiveram que aderir à fase Vermelha, onde apenas serviços essenciais podem funcionar, das 20h às 6h durante a semana e o dia todo nos sábados e domingos.

Baseando-se nos novos números de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados a pacientes com coronavírus, uma nova classificação do mapa de retomada econômica foi feita. As regiões de Presidente Prudente e Sorocaba avançaram da fase Vermelha para a Laranja; e Ribeirão Preto, que atingiu índice de 82% de leitos ocupados, regrediu da Laranja para a Vermelha.

Grande ABC e Baixada Santista permanecem na fase Laranja.