(11) 4438-8922

O ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) de janeiro deste ano, medido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), chegou aos 60,9 pontos. Na comparação com dezembro de 2020, houve queda de 2,2 pontos, que atingiu os 63,1 pontos naquele momento.

De acordo com a CNI, o setor ainda está marcado por elevada incerteza em relação à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e com as consequências para a economia nacional. Mesmo com o início da vacinação, os números da chamada segunda onda de contágio são motivo de preocupação. Entre elas, a adoção por países europeus e estados brasileiros de medidas mais rigorosas para evitar a disseminação do vírus, como proibição de entrada de estrangeiros, fechamento de fronteiras e lockdown.

Em São Paulo, todos os municípios terão que seguir as determinações da fase Vermelha do plano de retomada econômica a partir desta segunda-feira (25), das 20h às 6h. Nesta faixa de horário, será permitido o funcionamento apenas das atividades consideradas essenciais, como supermercados e farmácias.

Na comparação com janeiro de 2020, o ICEI também registrou queda, desta vez de 4,4 pontos (65,3). Porém, o indicador ainda se mantém acima dos 60 pontos e distante da linha divisória de 50 pontos, o que, segundo a CNI, significa que os empresários da indústria seguem confiantes.

Para saber mais sobre o ICEI de janeiro de 2021, clique aqui.